História, perguntado por kelllynhaB1944, 1 ano atrás

Quais foram os fatores que levaram à queda da monarquia

Soluções para a tarefa

Respondido por giovannalemoss15
2
A Monarquia vigorou no Brasil de 1822 a 1889, datas, respectivamente, da Independência frente à Portugal e da Proclamação da República. Durante esse regime, o país ficou marcado pelo surgimento de ciclos econômicos, imigração em massa, conflitos internos e guerras com nações vizinhas (Guerra do Prata, Guerra do Uruguai e Guerra do Paraguai).

*A Escravidão*
A abolição da escravidão abalou as relações entre o Império e os proprietários de escravos. Em 1871, o governo a Lei do Ventre Livre, que considerava livres todos os filhos de escravas nascidos a partir da data da lei. Poderiam ficar aos cuidados dos senhores até os 21 anos de idade ou entregues ao governo. Em 1885 foi instituída a Lei dos Sexagenários, pela qual todos os escravos com mais de 65 anos ficavam livres.
Em 1888, com a Abolição da Escravidão, houve o rompimento definitivo entre os senhores de escravos e o governo Imperial. A partir de então, muitos grupos escravistas passaram a apoiar a causa republicana.

*Movimento Republicano*
Como já foi dito no início ,as ideias republicanas já faziam parte de vários movimentos desde o século 18. Mas só foi a partir de 1870 (com o fim da Guerra do Paraguai) que o movimento republicano estruturou-se de forma concreta.

*Igreja*
Em 1872, D.Vidal e D.Macedo, bispos de Olinda e de Belém, respectivamente, seguindo ordens do Papa Pio IX, que instaurou a bula Syllabus (que proibia relações entre a Igreja e a Maçonaria). puniram religiosos ligados à Maçonaria. D.Pedro II, atendendo a pedidos de grupos maçônicos, solicitou aos bispos que suspendessem as punições. Como eles se recusaram a obedecer ao imperador, foram condenados a quatro anos de prisão e trabalhos forçados.

*Exército*
Depois da Guerra do Paraguai, o Exército brasileiro foi adquirindo maior força e expressão política dentro da sociedade brasileira. O governo monárquico, no entanto, não se apercebia dessa mudança nem a valorizava, pois até então não precisava desse corpo militar organizado para se manter no poder, pois podia contar com a Guarda Nacional, criada em 1831. Nas decisões políticas, o poder dos civis era enorme em relação ao dos militares.
Perguntas interessantes