Química, perguntado por bdesouza524, 1 ano atrás

quais foram os avansos sobre a explicação da estrutura do átomo de um modelo atômico para outro​

Soluções para a tarefa

Respondido por fr951922
1

Olá!

As teorias atômicas evoluíram muito com o passar dos anos. Não existe um modelo fixo para explicar o comportamento das partículas, assim como, um modelo não exclui o outro mesmo com suas limitações. O certo é que todos eles contribuíram muito para o entendimento que se tem hoje.

Para compreender a visão dos filósofos sobre o átomo, entre nesse link: https://brainly.com.br/tarefa/26134083

  • O modelo atômico de Dalton:

Vamos voltar ao século XIX, lá pelo ano de 1807, quando Dalton deu um caráter científico para o átomo, baseando-se empiricamente nas "Leis Ponderais". Para Dalton, o átomo seria uma esfera maciça, positiva, homogênea e indestrutível que possuía carga totalmente neutra. Para ele o átomo era a menor partícula da matéria.  

  • O modelo atômico de Thomson:

A ideia de partículas subatômicas foi proposta por Thomson, descobridor do elétron. Segundo ele, o átomo seria formado por um fluído positivo com elétrons incrustados. Assim a carga total seria nula. Esse modelo ficou conhecido como "modelo pudim de passas".

  • O modelo atômico de Ruherford:

O modelo de Rutherford considerou o átomo com um núcleo muito pequeno e denso e grandes espaços vazios chamada de eletrosfera. Imagine o estádio do Maracanã com uma formiga no marco central do campo, este é núcleo, e a eletrosfera seria toda a arquibancada. Interessante, não?

  • O modelo atômico de Bohr:

Niels Bohr introduziu a justificativa para o comportamento do elétron. Com base em seus estudos, ele postulou que os elétrons giram ao redor do núcleo em órbitas bem definidas e, ao girarem não irradiam energia.  A energia só é emitida ou absorvida por um elétron quando ele muda de um estado de energia permitido para outro.

E para conhecer sobre o modelo atômico atual, visite esse link: https://brainly.com.br/tarefa/26289747

Anexos:
Perguntas interessantes