Quais foram os atletas mais velhos do Brasil a ganhar uma medalha Olímpica,
site 3 homens e 3 mulheres?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Para se tornar o mais velho medalhista de ouro da história dos Jogos Olímpicos, Oscar Swahn superou o antigo recordista, que era o americano Charles Jacoubs, que subiu no lugar mais alto do pódio no roque, modalidade que só foi olímpica em Saint Louis-1904, aos 64 anos e 99 dias.
Além do ouro por equipes em Londres-1912, Oscar Swahn foi bronze na disputa do tiro duplo, conquistando a quinta medalha olímpica de sua trajetória nos Jogos.
Por conta da Primeira Guerra Mundial, não houve a edição olímpica de 1916, mas quem disse que isso desanimou o veteraníssimo Oscar Swahn? O atirador sueco voltou a marcar presença em Antuérpia-1920 e, aos 72 anos e 280 dias, se tornou o atleta mais velho a ganhar uma medalha olímpica ao ser prata na prova do tiro duplo, superando o velejador William Martin, da França, que foi bronze em Paris-1900 com 71 anos e 212 dias.
Apesar da idade super avançada, estava nos planos de Oscar Swahn disputar pelo menos mais uma Olimpíada, mas ele acabou de fora de Paris-1924 por problemas de saúde. Pelo menos, pôde acompanhar o sucesso do filho Alfred, que já tinha ganho mais duas pratas e um bronze em 1920, e obteve mais uma prata e dois bronzes na capital francesa.
+ CONHEÇA O BLOG CURIOSIDADES OLÍMPICAS
O fim da trajetória olímpica de Oscar Swahn praticamente coincidiu com os momentos derradeiros de sua vida. O sueco faleceu em 1927, um ano antes dos Jogos Olímpicos de Amsterdã-1928. Curiosamente, o filho Alfred, que não disputou esta edição, faleceu quatro anos depois do pai, em 1931, aos 51.
Apesar disso, a família deixou o nome marcado na história dos Jogos Olímpicos. Oscar Swahn ganhou três ouros, uma prata e dois bronzes, enquanto Alfred faturou nove medalhas ao todo, três de cada cor.
TÓPICOS
Explicação: