quais foram as principais transformaçoes culturais ocorridas na sociedade brasileira na decada 1920
Soluções para a tarefa
A industrialização
A urbanização
Crescimento de novos grupos sociais
A burguesia industrial
entre outros ....
A década de 1920 no Brasil, trouxe uma profunda e crescente insatisfação em muitos setores da sociedade brasileira, que passaram a manifestar em muitos acontecimentos uma “ruptura” do sistema vigente.
A população urbana passava por períodos de carestia, desemprego, e dificuldades de amplos setores sociais, contribuíram para o agravamento da crise estrutural que prejudicava as bases da Primeira República.
Era nítida a preocupação de se discutir a identidade e os rumos da nação brasileira, rinvidicado por políticos, militares, empresários, trabalhadores, médicos, educadores, mas também artistas e intelectuais.
O marco dessa década foi o movimento da Semana de Arte Moderna de 1922. Artistas e intelectuais modernistas buscaram compreender a cultura brasileira e sincronizá-la com o contexto internacional, seja através da literatura, das artes plásticas, da música, e mesmo de manifestos.
Foi um tempo de indagações e descobertas que significava também repensar a cultura, resgatar as tradições, costumes e etnias que haviam permanecido praticamente ignorados pelas elites.
Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Tarsila do Amaral, defendiam a identidade do brasileiro, a tradição em si, que estabelecesse um elo vivo com a atualidade. Entre os intelectuais, cujas análises visavam à definição de novos rumos para o país, incluíam-se Oliveira Viana, Gilberto Amado e Alberto torres. Todos têm em comum a urgência para que o país construísse seu próprio modelo e criasse instituições adequadas à realidade nacional.
Bons estudos!