Quais foram as principais tensões entre EUA e Cuba durante a Guerra Fria?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
A Crise do Mísseis, ocorrida em outubro de 1962, foi um incidente diplomático entre Estados Unidos e União Soviética, por causa da instalação de mísseis em Cuba. O evento é o considerado o momento mais tenso da Guerra Fria quando o mundo teve chances reais de sucumbir a uma guerra nuclear
As principais tensões entre Cuba e Estados Unidos durante o período da Guerra Fria foram:
- A invasão da Baía dos Porcos, em 1961;
- Embargo financeiro dos Estados Unidos a Cuba, em 1962;
- Crise dos Mísseis, em 1962.
As tensões entre Estados Unidos e Cuba durante a Guerra Fria
Através de um movimento popular no ano de 1959, liderados por Fidel Castro, foi retirado do poder de Cuba um governo que era aliado aos Estados Unidos.
Após esse episódio, os Estados Unidos tentaram retirar do poder Fidel Castro através da invasão da Baía dos Porcos, movimento que fracassa. No ano de 1962, os Estados Unidos decretam um embargo econômico à Ilha, proibindo os países capitalistas que tinham relações econômicas com os Estados Unidos de comercializar com Cuba.
Para aumentar ainda mais as tensões, a União Soviética, que apoiava a ilha, tentou instalar mísseis na região. É importante ressaltar que Cuba está localizada a poucos quilômetros dos Estados Unidos, o que resultou em um dos momentos de maior tensão da Guerra Fria, onde houve de fato uma maior possibilidade de que um conflito direto entre Estados Unidos e União Soviética.
Bons estudos!
Aprenda mais sobre Cuba e as tensões na Guerra Fria em: https://brainly.com.br/tarefa/23047274
#SPJ2