Quais foram as principais práticas adotadas no mercantilismo?
Soluções para a tarefa
Resposta:
O Mercantilismo foi o conjunto de ideias e práticas econômicas, desenvolvidas na Europa no séc. XV, durante a Idade Moderna. Segundo o mercantilismo, a fonte de riqueza de uma nação se baseava no comércio com o mercado exterior e no acúmulo de metais preciosos.
O mercantilismo foi um conjunto de práticas adotadas nas nações Europeias de diferentes maneiras, ocorrendo de acordo com as necessidades e interesses de cada uma delas.
As principais características do mercantilismo foram:
Metalismo ou bulionismo: Esta característica consistia em defender o acumulo de pedras preciosas como o ouro, sendo tal a melhor forma de obtenção de riquezas, coincidiu com o reinado de Fernando de Aragão e Isabel de Castela na Espanha durante o período que levavam para a Espanha enormes quantidades de minerais preciosos de suas colónias na América.
Colbertismo: Pode ser visto como o contrário do metalismo, foi aplicado pelos franceses por influência de Jean-Baptiste Colbert, ficando caracterizado pelo incentivo a manufatura como forma de atrair moedas estrangeiras, assim sendo, riquezas. Além de defender uma política de limitar os gastos internos.
Balança comercial favorável: Defendia que o total de mercadoria vendida deveria ser maior do que o total de mercadoria comprada, algo que se mantém até hoje para obter lucro.