História, perguntado por Matheus321111, 1 ano atrás

Quais foram as principais consequências do neocolonialismo Para os habitantes da Ásia e da África

Soluções para a tarefa

Respondido por Mikasamikii
1
Oie

 COMO ERA A ÁFRICA ANTES DOS EUROPEUS E INÍCIO DA ESCRAVIDÃO 
Eles viviam em tribos. 
As vezes as tribos se enfrentavam 
Viviam da caça e de frutos encontrados em árvores 
Era uma agricultura de subsistência. Como o nome diz, era voltada para a própria sobrevivência dos indivíduos e da tribo. Eram utilizados métodos de plantio com mão de obra familiar, e a coleta. Os excedentes de produção ( que não eram muitos) eram utilizados para trocar com outras famílias ou tribos. 

- No século X (1001-1100) a costa da África foi dominada pelos Mouros (Muçulmanos fugitivos das guerras entre os cruzados), os Mouros dominaram toda a costa da África (Marrocos, Egito, etc) espalhando sua cultura e religião. Com o passar do tempo os mouros tentou invadir os países ibéricos (Espanha e Portugal) porém não conseguiram, mas ganharam um bom cliente para comprar e vender produtos, que seria Portugal; 

- Já no século XV (1401-1500) foi um período de grandes descobertas no ramo das navegações, nessa época surgiram grandes exploradores como Américo Vespúcio que navegou em torno das Américas, Cristóvão Colombo que desembarcou nas Américas e Pedro Álvares Cabral, que descobriu o Brasil. Nessa época, Portugal e Inglaterra criaram feitorias (demarcações de terras) em boa parte da África, sua intenção era procurar ouro e outras matérias primas, também vinha da África os escravos para o Brasil colônia e outros países. Era o período das colonizações. 

- No século XVII (1801-1900), com a invenção das grandes fábrica, os países europeus procuravam terras novas para investirem em construções de fábricas e geração de matérias primas... primeiro a Inglaterra, dominou as províncias Africanas para se beneficiarem de sua mão de obra e matéria prima. Nelson Mandela é desse período, ficou conhecido por comandar uma revolução contra a colonização da África e o fim da separação entre negros e brancos, que já eram maioria. Com o passar do tempo, outros países também disputavam a África, surgia assim conflitos que desencadearam na primeira guerra mundial. 

A escravatura praticava-se na África muito antes de 1500, onde mercadores árabes já negociavam com nações africanas a captura e venda de inimigos... os portugueses aprenderam com os árabes e passaram a traficar seres humanos para o Brasil...em seguida, foram copiados por outros povos europeus.... O tráfico era quase sempre organizado através de “contratos” entre parceiros comerciais europeus e africanos. Os europeus não se envolviam diretamente e preferiam comprá-los aos africanos que se encarregavam de capturá-los. Os mercadores europeus permaneciam junto à costa onde os seus parceiros comerciais traziam os capturados em guerras ou em ataques organizados, em troca de pólvora, cavalos, fumo, aguardente, etc. 

COMO A ÁFRICA SE TORNOU O CONTINENTE MAIS POBRE DO MUNDO 

No continente africano, a escravatura desencadeou uma gigantesca movimentação de populações. É de salientar as perniciosas consequências sociais e econômicas deste tráfico que privou as populações dos seus membros mais vigorosos e dinâmicos, paralisou o desenvolvimento da atividade produtiva. A procura dum refúgio seguro e a instabilidade verificada entre as populações causou diversos movimentos migratórios a uma escala variável com o tempo e o lugar. Foi, além disso, a maior migração forçada intercontinental de sempre. Tornaram-se destrutivos os efeitos dum círculo vicioso de trocas comerciais, armas de fogo por escravos, e escravos por armas de fogo que seriam usadas na captura de mais escravos e, assim por diante, indefinidamente. Muitos povos ocupam os seus atuais territórios em consequência das deslocações provocadas pelo tráfico de escravos. Desapareceram dos povoados os indivíduos mais jovens, mais vigorosos e sãos. Tratando-se de populações essencialmente agrícolas, a produção e a acumulação de bens alimentares mergulharam num caos generalizado, que destruiu o processo produtivo. O tráfico de escravos instalou a guerra entre as tribos e a violência no interior das próprias tribos. Os chefes do litoral passaram a ver os seus súbditos como uma mercadoria e a guerrearem-se uns aos outros para venderem os seus compatriotas. Os povos africanos eram impotentes perante as armas de fogo dos negreiros europeus. As revoltas eram frequentes, mas selváticamente reprimidas. É difícil de estimar a amplidão deste tráfico que se manteve durante séculos a uma cadência acelerada.

o texto eh grande mas espero ter explicado bem direitinho e ter te ajudado :3 bjos
Perguntas interessantes