quais foram as principais consequências da revolução pernambucana?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Houve o descontentamento da população de Pernambuco por causa da seca que prejudicou muito a produção agrícola, gerando fome e aumento de preços. Por causa dessa situação ocorreu a revolta, tendo os revoltosos tomado a província de Pernambuco. Os revoltosos instalaram a republica, declarando independência de Portugal.
Explicação:
espero que tenha ajudado ♥️♥️
Resposta:
A Revolução Pernambucana ocorreu na região nordeste do país, na Capitania de Pernambuco. Hoje, compreende os atuais estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Alagoas e parte da Bahia.
Explicação:
As causas da Revolução Pernambucana se deram a partir de vários desdobramentos que vinham ocorrendo na Capitania de Pernambuco.
Os pernambucanos tinham uma tradição de luta desde a invasão holandesa no país, no século XVII, e da Guerra dos Mascates, no início do século XVIII.
A Capitania de Pernambuco, que se concentrava na atividade açucareira, contava com uma rica elite, que envolvia tanto os grandes senhores de escravos, quanto os comerciantes ricos.
Por possuir uma intensa atividade econômica, ela acabou se tornando uma das Capitanias que mais sofria com os impostos da Coroa.
A vinda da família real portuguesa provocou um descontentamento em todas as classes sociais, a população mais pobre tinha esperança de períodos prósperos.
Entretanto, ao contrário disso, o aumento dos impostos se tornou uma atividade corriqueira, pois a Coroa precisava de recursos para instalar a Corte no Rio de Janeiro. A situação agravou-se em 1816, quando uma seca afetou a produção tanto do açúcar quanto de alimentos.
Diante desse contexto, o estopim da Revolução Pernambucana se deu a partir da prisão de um grupo de militares que o governador julgou serem revoltosos