História, perguntado por reisnathi, 1 ano atrás

Quais foram as principais causas do conflito árabe israelense

Soluções para a tarefa

Respondido por karolitadepaula
12
Bem, a principal causa do conflito é justamente a formação de Israel, em 1948. Após a 2a Guerra Mundial, as Nações Unidas decidiram auxiliar o povo judeu, criando um país para eles. A Palestina deveria ser dividida entre Judeus e Árabes. Segundo o Plano da ONU, a Palestina deveria ficaLaranja: território judeu 
Amarelo: território árabe 
Branco (Jerusalém): Região administrada pela ONU 

Os judeus aceitaram o plano, entretanto a Liga Árabe não. Por isso é normal culpar os árabes pelo conflito contra Israel, mas a verdade é que a divisão programada era extremamente injusta, deixando os Judeus com as melhores terras. Assim começou a Guerra Árabe-Israelense de 1948. 

Respondido por cesarcosta30
1

O conflito árabe-israelense é um conflito que acontece desde o final do século XIX no Oriente Médio. Suas principais causas é a disputa territorial e questões de cunho religioso.

Conflito Árabe-israelense

Muitas vertentes aconteceram neste conflito desde o seu início no século XIX até os dias atuais. Em Israel, o conflito é pautado entre Judeus e Palestinos que reivindicam territórios e acusam-se de terem violado tratados.

Em 1948 a Guerra Árabe-israelense teve início quando Israel foi declarado como território independente. A Palestina ainda luta por ter sua independência como Estado, porém, nunca conseguiram chegar a um acordo com os israelenses.

Algumas marcas destes conflitos:

  • Mais de 2/3 dos árabes da Palestina fugiram ou foram expulsos de suas terras;
  • A faixa de Gaza já foi tomada pelo Egito e a Cisjordânia, pela atual Jordânia, mas, Israel conseguiu reaver;
  • Atualmente, a Palestina ocupa dois pequenos territórios dentro de Israel: a faixa de Gaza e a Cisjordânia.

Para saber mais sobre o conflito árabe-israelense, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/6605908

#SPJ2

Perguntas interessantes