História, perguntado por dgabrielmarti, 1 ano atrás

quais foram as principais características do movimento da Guerra de Canudos ?

Soluções para a tarefa

Respondido por joni14
87
A chamada Guerra de Canudos, revolução de Canudos ou insurreição de Canudos, foi um movimento de fundo sócio-religioso, reprimido militarmente, que durou de 1896 a 1897, na então comunidade de Canudos, no interior do estado da Bahia, no Brasil. 

O episódio foi fruto de uma série de fatores como a grave crise econômica e social em que encontrava a região à época, históricamente caracterizada pela presença de latifúndios improdutivos, situação essa agravada pela ocorrência de secas cíclicas, de desemprego crônico; pela crença numa salvação milagrosa que pouparia os humildes habitantes do sertão dos flagelos do clima e da exclusão econômica e social.
Respondido por litorsouza
5

A Guerra de Canudos foi um conflito armado iniciado em novembro de 1896, entre o exército brasileiro e a população que vivia na cidade de Canudos. A guerra que ocorreu durante o período da primeira república deixaria cerca de 25 mil mortos.

O Arraial de Canudos se formou como uma consequência da miséria que assolava a população daquela região da Bahia, aliada ao desemprego e ao esquecimento por parte do governo da república.

O movimento, de caráter messiânico, não reconhecia o governo republicano, sendo também monarquista.

A existência do Arraial de Canudos e a devoção a seu líder, Antônio Conselheiro, ameaçavam a autoridade da recém consolidada república. Deste modo, o governo opta por massacrar a população de canudos, que resistiria às pesadas investidas dos militares até outubro de 1897.

Veja mais em:

https://brainly.com.br/tarefa/309929

Anexos:
Perguntas interessantes