Geografia, perguntado por luizfbrand, 1 ano atrás

Quais foram as principais características da produção do açúcar no Brasil colonial?

Soluções para a tarefa

Respondido por jessicalindinh1
3
 O engenho, centro da produção de açúcar, baseava-se em um modo de organização específica. A sede administrativa do engenho fixava-se na casa-grande, local onde o senhor de engenho, sua família e demais agregados moravam. A senzala era local destinado ao precário abrigo da mão de obra escrava. As terras eram em grande parte utilizadas na formação de planetários, tendo uma pequena parte destinada a uma restrita poli cultura de subsistência e à extração de madeiras. 
Separada do espaço do cultivo da cana, existiam outras instalações que davam conta do processamento da cana-de-açúcar colhida. Na moenda, na casa das caldeiras e na casa de purgar ocorria o beneficiamento de toda a produção recolhida. Esse era um processo inicial para o transporte do açúcar que, ao chegar à Europa, ainda sofreria outros processos de refinamento. 
Dessa forma, notamos que a fazenda açucare ira representava bem mais que um mero sistema de exploração das terras coloniais. Nesse mesmo espaço rural percebemos a instituição de toda uma sociedade formada por hábitos e costumes próprios. O engenho propiciou um sistema de relações sociais específico, conforme podemos atestar na obra clássica “Casa Grande & Senzala” de Gilberto Freyre. Na qualidade de um espaço dotado de relações específicas, o engenho e o açúcar trouxeram consigo muitos aspectos culturais da sociedade brasileira.

luizfbrand: podia resumir ? rs
jessicalindinh1: Esse é o resumo ..
luizfbrand: obrigado
Perguntas interessantes