Filosofia, perguntado por lunabecker12, 1 ano atrás

Quais foram as principais características da “física” dos primeiros filósofos.

Soluções para a tarefa

Respondido por mcalderaro
1
Bom primeiramente devemos lembrar que no estudo da história da filosofia, os primeiros filósofos são chamados de pré-socráticos. E as suas principais características foram o estudo da natureza,  a preocupação em perguntar e compreender a natureza do mundo, ou a physis. Queriam entender a origem, aquilo que originou todas as coisas, o princípio delas.
Dai entao os filósofos pré-socráticos são divididos em escolas do pensamento: Escola Jônica, Escola Itálica, Escola Eleática, Escola Atomística; de acordo com o local e problemas discutidos por seus pensadores.

* Na Escola Jônica seus principais filósofos foram: Tales de Mileto, Anaxímenes de Mileto, Anaximandro de Mileto e Heráclito de Éfeso. Pensavam sobre o elemento primeiro, chegando a conclusões diferentes. Para Tales, o elemento que forma todas as coisas é a Água. Para Anaximandro, o elemento é o Ápeiron, aquilo que é ilimitado e que possibilita a união e separação dos diferentes corpos. Para Anaxímenes, o elemento é o Ar. De acordo com Heráclito, o elemento que representa a natureza das coisas é o fogo. Apesar das diferenças sobre qual seria o elemento primeiro, os filósofos da Escola Jônica pensavam o mundo como algo em movimento, a água que congela e evapora, o ápeiron que não pode ser determinado e não é estático, o ar nada palpável e o fogo que está sempre em movimento e transformando o que queima.

*Na Escola Itálica o filósofo principal foi Pitágoras que pensou serem os números as essências das coisas. Suas investigações da física e matemática eram misturadas com misticismo. 

*Na Escola Eleática contra a ideia de movimento, Zenão desenvolveu argumentações que foram e são muito discutidas, entre elas está a ideia de que uma flecha em voo sempre ocupa o seu espaço de flecha, logo a flecha está em repouso e todo movimento é uma ilusão.

*Na Escola Atomística, ou atomismo, desenvolveu-se a partir da ideia de que são vários os elementos que formam as coisas. A ideia de átomo (a = negação e tomos = divisão, ou seja, aquilo que não pode ser dividido) foi desenvolvida por Leucipo de Mileto e depois trabalhada por Demócrito de Abdera e Epicuro de Samos. Para Leucipo, o mundo é formado a partir do choque aleatório e imprevisível de infinitos átomos.

Enfim,  acho que a Física e seu estudo  se iniciou e teve suas características na filosfofia nesses sentidos.

Perguntas interessantes