Quais foram as primeiras medidas do governo de Daniel Ortega na Nicarágua?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Ortega se tornou o rosto do novo governo sandinista, como coordenador da Junta de Reconstrução Nacional da Nicarágua.
O país vivia dias auspiciosos - tinha o apoio do governo Carter nos EUA e implantava ambiciosos programas de alfabetização, reforma agrária e reforma social.
Quando Ronald Reagan chegou ao poder nos EUA, o equilíbrio político na América Central estava sendo recalibrado.
Os sandinistas foram acusados de ficar muito próximos da Cuba de Fidel Castro e de armar guerrilheiros esquerdistas em El Salvador. O governo Reagan passou a financiar os chamados "Contras" - grupos guerrilheiros de direita que travaram uma longa guerra civil com as tropas do governo.
Nas eleições de 1984, Ortega virou presidente da Nicarágua pela primeira vez - com o apoio de cerca de 70% dos eleitores.
Mas, em 1990, o fraco crescimento econômico e a desilusão política vinham minando suas credenciais, e Ortega perdeu a presidência para uma antiga companheira de guerrilha, Violeta Barrios de Chamorro.
Ortega passou vários anos tentando retornar ao poder
A derrota gerou divisões entre os sandinistas, mas Ortega usou o tempo na oposição para se reinventar como um político pragmático.
Ele ainda promovia bandeiras de esquerda e slogans anti-imperialistas, mas ao mesmo tempo cortejava empresários, o Judiciário, o Exército e se tornou próximo até da Igreja Católica ao assumir uma posição anti-aborto.
Ortega perdeu três eleições seguidas, em 1990, 1996 e 2001.
Ele voltou ao poder em 2006, com 38% dos votos.