quais foram as obras de salvador Dali que mas destacaram no periodo artista
Soluções para a tarefa
Resposta:
As obras mais famosas de Salvador Dali são:
- The Persistence of Memory (1931)
- The Great Masturbator (1929)
- The Elephants (1948)
- Galatea das esferas (1952)
Explicação:
The Persistence of Memory (1931): pensa-se que a obra de arte seja um auto-retrato em estado de sonho, no qual os relógios derretidos simbolizam a passagem do tempo, como se experimenta enquanto dorme. Outra opinião popular sugere que Dalí estava incorporando uma compreensão do mundo introduzida pela teoria da relatividade especial de Albert Einstein.
Questionado sobre se esse era realmente o caso, Dalí respondeu que os relógios macios eram inspirados meramente pela percepção surrealista de um “queijo Camembert de espaço e tempo macio, extravagante, solitário, crítico e paranoico” derretendo ao sol. Nos anos 1970, Dali revisitou seus relógios macios em esculturas como Dança do Tempo I, II e III, Nobreza do Tempo, Persistência da Memória e Perfil do Tempo. Ele também os trouxe para litografias.
The Great Masturbator (1929): uma das maiores obras de Dali, os novos elementos parecem surgir constantemente da composição. Tudo começa com a popular formação rochosa em Cap de Creus, que é prolongada para formar uma cabeça voltada para baixo. Por trás, uma mulher parecida com a sua nova musa, Gala, surge em êxtase sexual, pronta para realizar uma felação na figura masculina, vista apenas da cintura para baixo.
A pintura apresenta um gafanhoto e um enxame de formigas, que Dalí intitulou como a figura que representa sua ansiedade sexual. O artista passou por uma transformação do grande masturbador para o grande amante, com a aparição de Gala em sua vida? A cabeça do rock continuou aparecendo também em obras de arte futuras, tornando-se o símbolo de suas interpretações críticas paranoicas de seu mundo único.
The Elephants (1948): essa obra se difere das demais porque se concentra principalmente na imagem do elefante como figura principal, combinada com o fundo vazio e deserto. Os elefantes de Dali são um ótimo exemplo de como o senso de realidade fantasma é criado. Dalí contrasta as associações clássicas de força, domínio e poder, dando aos elefantes pernas longas, magras e quase parecidas com aranhas, criando a ideia de ausência de peso.
Galatea das esferas (1952): essa obra representa a esposa de Dalí, a russa Elena Diakonova (também conhecida como Gala), era dez anos mais velha do que o pintor e fora antes casada com o poeta francês Paul Eluard. Dalí compôs uma série de quadros em homenagem a ela, Galatea de las esferas é apenas uma das imagens.
Pintado em 1952, o quadro, que denuncia o facínio do pintor pela ciência e pelas teorias da desintegração do átomo, posssui 65cm por 54cm e pertence ao Teatro Museo Dalí.