Artes, perguntado por gabrielladias1003, 4 meses atrás

quais foram as mudanças importantes para a arte

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Respondido por antoniorhavi63
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Resposta:

oii, vamos lá..

obs) leia primeiro..

Mudanças nas Artes e sensibilidade na virada para o século XX

Resumo:

Neste trabalho, propomos uma investigação nas vanguardas artísticas européias deste período, tanto a partir de um viés sensível quanto objetivo para entendermos melhor como foram possíveis tantas mudanças num espaço de tempo tão curto e em tantos campos. Questionaremos as consequências de fatos como Revolução Industrial, a revolução burguesa e o Imperialismo sobre o corpo e as sensações. Como os deslocamentos – da vida rural para a urbana e no aumento do número de viajantes – e a experiência com a operação de máquinas (carros, fotografia, cinema) influenciam mudanças radicais na capacidade de observação e na dinâmica temporal da percepção do mundo. Além disso, a vivência da modernidade em 1900 permite que artistas amplifiquem discussões sobre teorias estéticas que tiveram início no século XIX em manifestos publicados em revistas e jornais. O espírito de ruptura surge em produções artísticas diversas, como a música atonal, o Cubismo e a pintura abstrata: as chamadas vanguardas.

I Cubismo e semântica

Falar das artes na virada para o novecentos demanda muita precisão. São tantas incríveis manifestações que poderíamos passar a vida nos debruçando sobre esta época. Para escolher sobre o que abordar especificamente neste evento, consideramos, de início, a expectativa dos cientistas em relacionar a relatividade das leis físicas àquele que é o mais influente dos movimentos artísticos da primeira metade do século: o cubismo.

No entanto, devemos lembrar que todo ismo nasce de uma tentativa de simplificação, de comunicação com o grande público. Com o cubismo não seria diferente. Esta aproximação precisa ser vista com cuidado, pois não podemos usar a arte como ilustração de teorias prontas. O historiador da arte Alberto Tassinari desdobrou belamente esta questão em uma conferência proferida em 1o de setembro de 2005 no Seminário Einstein para Além de seu Tempo, organizado pelo Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST)[1]. Tassinari enfatiza o dado do tempo, e que arte tem suas próprias teorias, produzidas não só nos discursos, mas nas obras mesmas. Não custa lembrar que a arte, como manifestação moderna, funda seu próprio campo de questões e de crítica, ainda que em comunhão com os demais aspectos da existência. A autonomização dos campos de conhecimento –algo de extrema importância para a arte, que sempre teve que servir a variadas funções – é, portanto, um fenômeno desta época, cujas consequências positivas e negativas estão sendo postas em questão atualmente: a própria permeabilidade dos saberes.

No caso, os escritos sobre o cubismo começam com Albert Gleizes e Jean Metzinger escrevendo um livro – Du Cubisme – por ocasião do Salão de Outono de 1910, quando eles assumiram a alcunha de cubistas para se diferenciarem dos impressionistas e fauvistas. Assim, decidem enfatizar a novidade da perspectiva móvel, tendo em mente Poincaré e o sentido de tempo bergsoniano.

Explicação:

<( ̄︶ ̄)↗ resumo do conteúdo.. espero ter te ajudado.. e Boa Sorte(๑¯◡¯๑)

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