ENEM, perguntado por lismurucy2647, 1 ano atrás

Quais foram as intenções e ações dos portugueses revoltosos e da elite política no Brasil durante a regência de dom Pedro

Soluções para a tarefa

Respondido por brendaisis
291

Olá!

Acerca da elite do Brasil no contexto da abertura dos portos pelo então Príncipe Regente, podemos afirmar que era extremamente contra tal decisão, haja vista que os que mais lucravam com o comércio dos portos eram justamente a burguesia local.

Por fim, podemos citar que a elite então pressionou amplamente Dom Pedro para que as imposições do governo português não fosse aceita e fosse ignorada, trazendo benefícios financeiros para os mesmos.

Respondido por Alexv11
0

Durante a regência de Dom Pedro, a burguesia não desejava a abertura dos portos do Brasil, visto que isso os beneficiava financeiramente, e então, pressionaram o regente para não acatar às ordens de Portugal.

Elite Política

Durante a regência de Dom Pedro no Brasil, pode-se dizer que existia já nessa época a burguesia, essa sendo basicamente quem controlava a economia local através de suas empresas prestadoras de serviços, sendo que muitas dessas atividades que as empresas realizavam eram em prol de seus próprios lucros, mas tinham acordos com o governo.

No caso acima, pode-se afirmar que a decisão de abrir os portos não iria favorecer os lucros da burguesia, uma vez que o capital estrangeiro entrando no país limitaria suas atividades, e com isso, a burguesia pressionou Dom Pedro a não acatar essa decisão.

Leia mais sobre a burguesia aqui: https://brainly.com.br/tarefa/21085503?referrer=searchResults

#SPJ3

Anexos:
Perguntas interessantes