quais foram as ideias principais de José Teixeira Coelho Netto na obra "o que é industria cultural"?
Soluções para a tarefa
José Teixeira Coelho Netto, define indústria cultural, como um fenômeno advindo com o processo da industrialização, cujos princípios coincidem com qualquer outra produção econômica, sendo sua matéria-prima, a cultura, que passou de instrumento de livre expressão de ideias e conhecimentos, para um produto permutável por dinheiro e consumível como qualquer outro produto.
A expressão indústria cultural é típica de países de inspiração cultural européia continental e apresenta algumas diferenciações:
. o termo indústria do entretenimento, que, além do cinema, do rádio, da televisão, dos discos, dos CDs, etc., inclui ainda a totalidade das diversões ao vivo, todos os tipos de atividades artísticas performáticas, o teatro, a dança, esportivas, espetáculos variados, cassinos e parques temáticos.
. indústria da informação, a aplicação do termo cultura apenas para modos de circulação extremamente restrita, como os universitários e os científicos e atividades abstratas, ligadas ao ensino e às classes dominantes, das quais o "homem comum" se sente excluído.
. cultura de massa, freqüentemente associada a industria cultural, onde porém, a indústria cultural é feita fora do território das massas, ela se apresentava antes como um modo de cultura para as massas.
Assim, o que caracteriza os produtos dessa indústria são as mensagens que correspondem a sistemas específicos de significação, refletem hierarquias de valores e surgem de modos de vida e de entendimento do mundo expressos de maneira particular e definida.
Bons estudos!