História, perguntado por Caroline111111111111, 1 ano atrás

quais foram as heranças de Roma na nossa sociedade

Soluções para a tarefa

Respondido por LaraSantana111
5
Como se sabe, a grande herança cultural deixada pelo Império Romano no Ocidente, e porque não no Oriente também, é de incomensurável grandeza. De toda essa herança, talvez a lingüística seja a de maior força e repercussão, uma vez que todas as línguas ocidentais e algumas do Oriente Próximo têm no mínimo resquícios da língua de Roma, dita a Cidade Eterna: o latim, que poderíamos, aproveitando o epíteto, chamar de Língua Eterna. Uma língua eterna para uma cidade eterna, nada mais justo. 

Aparte o trocadilho, de fato notaremos nas reflexões que se seguem que o latim, 1600 anos depois da queda do Império Romano, de uma forma ou de outra, ainda se faz presente em nossa cultura de maneira tão enraizada que chamá-lo de língua eterna não seria somente uma brincadeira: arriscaríamos dizer que é uma verdade, o que bate de frente com aqueles que dizem ser o latim uma língua morta. 

Sendo assim, é interessante refletirmos sobre como se deu essa “eternidade” do latim, qual a sua origem e porque é tão forte sua presença. Para isso, é de suma importância que verifiquemos como ocorreu o processo de romanização e, principalmente, a importância do latim clássico e, muito em especial, do latim dito “vulgar” na formação das línguas românicas ou neolatinas. 

Espero ter ajudado ❤
Perguntas interessantes