História, perguntado por LeiteComCafé, 1 ano atrás

Quais foram as formas de resistência a escravidão ?

Soluções para a tarefa

Respondido por makmorales
303

Olá,

Podemos apontar como as formas de resistência a escravidão a luta e fuga dos escravos, além da formação dos quilombos, comunidades de escravos fugitivos que se uniam para viver livres da escravidão.

Uma das formas de resistência a escravidão foi o suicídio dos negros africanos, que se jogavam ao mar, pois preferiam a morte do que levar uma vida como escravos na colônia. Revoltas e busca pela abolição também foram outras formas de resistência.

Abraços!

Respondido por ferretti
113

É importante notar que houveram formas de resistência a escravidão. Mas quais foram as formas de resistência a escravidão? A fuga e a formação de quilombos são bons exemplos. Vamos ver abaixo com mais precisão.

Todos nós sabemos o quão violento e desumano foi o processo de escravização. No caso brasileiro, destaca-se o caso dos negros africanos que foram trazidos e tratados como animais ou ainda como objetos, por aqueles que diziam ser seus donos. Os escravizados, todavia, resistiram de diversas maneiras, defendendo-se como podiam contra tais ações.

Algumas formas de resistência a escravidão: resumo

  • Fugas: muitos escravizados acabaram fugindo das senzalas e fazendas em que eram mantidos. Essas fugas motivavam o pagamento de indivíduos que recebiam para "caçar" os fugitivos;
  • Resistência diária: coisas mais pontuais, como o fingimento de doenças ou estratégias de ocultação de aspectos culturais proibidos pelos senhores de engenho também foram utilizadas;
  • Quilombos: quando conseguiam fugir de maneira efetiva, acabavam formando comunidades próprias, que denominamos quilombos.

Abaixo destacamos dois exemplos de resistência factuais:

  1. Quilombo dos Palmares: durando de 1629 até 1694, o Quilombo dos Palmares foi o mais duradouro centro de resistência contra a escravidão. Reuniu, estima-se, 20 mil indivíduos e teve uma figura muito importante como líder: o Zumbi dos Palmares.
  2. Revolta dos Malês: ocorrida em 1835, a Revolta dos Males destaca-se por ter sido uma revolta bastante particular, conduzida por pessoas escravizadas que tinham a religião muçulmana como elemento comum. Entre os dias 24 e 25 de janeiro do ano apontado, escravizados lutaram por sua liberdade, tendo sido, no final, derrotados.

Agora que você já sabe quais foram as formas de resistência a escravidão, que tal aprofundar seus conhecimentos sobre o tema?

Como era a escravidão no mundo romano?

https://brainly.com.br/tarefa/7305147

Como era a escravidão no Brasil depois da Independência?

https://brainly.com.br/tarefa/7647036

Quais os locais em que negros escravizados trabalhavam?

https://brainly.com.br/tarefa/7891178

-

Matéria: História

Nível: Ensino fundamental

Perguntas interessantes