Quais foram as críticas que contribuíram para o enfraquecimento do poder da igreja católica no século XVI
Soluções para a tarefa
1 - A ascensão da Burguesia
Com o desenvolvimento da atividade comercial, uma nova classe social erguia-se no final da Idade Média. Chamava-se burguesia, e ansiava por um Estado que apoiasse as relações comerciais, entre os quais não condenar os juros por considerá-los uma forma de usura
2 - A queda dos feudos e a ascensão dos estados monárquicos
Por conta da pessão e da ameaça da Burguesia sobre os Senhores Feudais, o Rei tornava-se o novo governante. A Igreja Católica, cujas relações com os senhores feudais eram extremas, pois garantiam através da religião a subversão dos povos; começou a declinar e perder poderes e prestígio.
3 - O antropocentrismo e o empirismo
Com a queda da Igreja Católica no que tange ao poder político e a ascensão da Burguesia, as artes já não tinham sua principal patrocinadora. Uma nova expressão surgia, que é a do próprio homem. Era o fim da arte exclusivamente sacra e o início da valorização do ser humano.
Neste panorama, a Burguesia entendia que a religião representava uma entrave aos seus interesses, a menos que os dogmas antigos fossem modificados. Deu-se início à Reforma Protestante, cujos mentores procuraram restabelecer as verdades que acreditavam terem-se perdido, dando também mais capacidade de lucro.