Quais foram as consequências negativas que o Brasil teve com a exploração no Brasil Colonial?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Principais consequências da exploração do ouro no Brasil Colonial (resumo)
- Durante o Ciclo do Ouro, ocorreram o surgimento e crescimento de cidades nas regiões mineradoras. Essas cidades possuíam um elevado grau de urbanização com uma sociedade dinâmica e complexa.
- Deslocamento do eixo econômico do Brasil da região Nordeste para a região Sudeste. Nesse contexto, em 1763, ocorreu a transferência da capital do país de Salvador para o Rio de Janeiro.
- Criação de impostos e sistemas de fiscalização sobre o ouro extraído do Brasil. Era uma forma da coroa portuguesa extrair o máximo de riquezas de sua colônia. Portugal também criou a Intendência das Minas para fazer o controle da exploração aurífera na colônia.
- Com o aumento dos impostos e sistemas de fiscalização, ocorreu também o aumento da insatisfação daqueles que atuavam nessa atividade. Esse fato, motivou a ocorrência de várias revoltas nativistas e até movimentos emancipacionistas. Entre eles, podemos citar a Revolta de Filipe dos Santos (1720) e a Inconfidência Mineira (1789).
- Em 1762, o Brasil foi elevado à categoria de vice-reino. Essa mudança ocorreu em função, principalmente, do aumento da importância do Brasil para Portugal.
- Foram criadas novas capitanias no Brasil: São Paulo em 1709, Minas Gerais em 1720, Goiás em 1744 e Mato Grosso em 1748. Todas elas possuidoras de áreas de exploração de ouro.