História, perguntado por ShayMG, 1 ano atrás

Quais foram as consequências/impactos da Era Vargas?

Soluções para a tarefa

Respondido por yngrideribeiro23
34
As marcas de Getúlio Vargas ainda estão presentes na sociedade brasileira 60 anos após seu suicídio, em 24 de agosto de 1954. Isso porque foi sob seus governos que surgiram políticas importantes, como a carteira de trabalho e a organização sindical. Historiadores e sociólogos explicam que essa herança possui lados positivos e negativos e afirmam que a importância do presidente ultrapassa os limites do país: é internacional.


O surgimento da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), da Carteira Profissional e da organização sindical foram algumas das medidas tomadas por Vargas que, na época, o aproximaram das classes menos favorecidas e ainda influenciam o dia a dia dos brasileiros.


Outro fato que se pode observar na política atual que carrega grande influência do governo Vargas são as medidas “populistas”, segundo alguns especialistas. “Atitudes tais como bolsa família, e outras que vêm sendo desenvolvidas desde o governo de FHC até o de Dilma Rousseff, passando por Lula, nada mais são do que paliativos sociais ao melhor estilo varguista”, disse o professor de História do ensino médio Cleuton Junior.

Respondido por YooCainha
26

as consequências :

As principais características do início da atuação de Vargas como presidente foram: 1) a centralização do poder político e o consequente enfraquecimento das oligarquias regionais, especialmente a paulista; 2) a modernização econômica, sobretudo após a Crise de 1929, que exigiu uma aceleração na política de substituição de importações, isto é, a produção de maquinário industrial em solo brasileiro, que resultou no desenvolvimento dos setores de siderurgia e metalurgia; 3) o enfrentamento da insatisfação de São Paulo, que exigia uma Assembleia Constituinte – já que Vargas governava “provisoriamente” como apoio do Exército e havia dissolvido o Poder Legislativo.

Perguntas interessantes