Geografia, perguntado por belmaridiomaspahllz, 1 ano atrás

quais foram as consequencias econômicas-sociais para os países da porção leste da Europa quando a adoação da economia de mercado, a partir dos anos 1990

Soluções para a tarefa

Respondido por henriquegabriel12
8

ssa classificação conforme já foi dita, passou a existir somente após a Segunda Guerra Mundial, quando as duas potências, União Soviética e Estados Unidos, libertaram territórios, regiões e cidades do domínio nazista e passaram a impor sua influência sobre eles. As tropas soviéticas ocuparam temporariamente os países do leste europeu, e a Alemanha teve seu território dividido em dois setores, constituido dois países: a República Federal da Alemanha, ocidental e capitalista, e a República Democrática Alemã, oriental e socialista. Berlim, a antiga capital alemã, sofreu a mesma divisão. Somente em 1990, após 45 anos de separação: as duas Alemanhas foram reunificadas.Logo após a guerra, entre 1945 e 1955, houve um período denominado Guerra Fria, em que os atritos entre as duas grandes potências se acentuaram. Criou-se, no Ocidente, a expressão Cortina de Ferro para indicar a divisão rígida entre os países da Europa Ocidental — que, com a ajuda dos Estados Unidos, se recuperaram economicamente e permaneceram capitalistas e liberais — e os da Europa Oriental — que, sob influência da União Soviética, se tornaram repúblicas populares, adotando uma economia socialista e coletivista.República popular é a designação comum aos Estados constituídos por uma Frente Popular que consegue as diversas tendências políticas de um país, sempre dominadas pelos ideais do proletariado (operariado) e do Partido Comunista.A Europa Ocidental é, com poucas exceções, altamente desenvolvida e industrializada; consome considerável parcela da economia mundial e produz grandes quantidades de aço, cimento, máquinas, automóveis, vinho, trigo, cevada e laticínios, além de inúmeros outros artigos.

Respondido por pauloricamano
0

Resposta:

Explicação:

Essa classificação conforme já foi dita, passou a existir somente após a Segunda Guerra Mundial, quando as duas potências, União Soviética e Estados Unidos, libertaram territórios, regiões e cidades do domínio nazista e passaram a impor sua influência sobre eles. As tropas soviéticas ocuparam temporariamente os países do leste europeu, e a Alemanha teve seu território dividido em dois setores, constituido dois países: a República Federal da Alemanha, ocidental e capitalista, e a República Democrática Alemã, oriental e socialista. Berlim, a antiga capital alemã, sofreu a mesma divisão. Somente em 1990, após 45 anos de separação: as duas Alemanhas foram reunificadas.

Logo após a guerra, entre 1945 e 1955, houve um período denominado Guerra Fria, em que os atritos entre as duas grandes potências se acentuaram. Criou-se, no Ocidente, a expressão Cortina de Ferro para indicar a divisão rígida entre os países da Europa Ocidental — que, com a ajuda dos Estados Unidos, se recuperaram economicamente e permaneceram capitalistas e liberais — e os da Europa Oriental — que, sob influência da União Soviética, se tornaram repúblicas populares, adotando uma economia socialista e coletivista.

República popular é a designação comum aos Estados constituídos por uma Frente Popular que consegue as diversas tendências políticas de um país, sempre dominadas pelos ideais do proletariado (operariado) e do Partido Comunista.

A Europa Ocidental é, com poucas exceções, altamente desenvolvida e industrializada; consome considerável parcela da economia mundial e produz grandes quantidades de aço, cimento, máquinas, automóveis, vinho, trigo, cevada e laticínios, além de inúmeros outros artigos.

Perguntas interessantes