História, perguntado por antoniobru2010, 11 meses atrás

quais foram as consequências do tratado de Brest-litovsk?

Soluções para a tarefa

Respondido por sthevan
18

Resposta:

O Tratado de Brest-Litovsk foi um tratado de paz assinado entre a Rússia (já governada pelos bolcheviques) e as chamadas Potências Centrais (Alemanha, Áustria-Hungria, Bulgária e Império Otomano). Esse acordo foi assinado em 3 de março de 1918 e oficializou a retirada da Rússia da Primeira Guerra Mundial. Ficou conhecido pela dureza dos termos impostos pelas Potências Centrais, o que forçou a Rússia a lidar com vastas perdas territoriais.

A guerra, além disso, mexeu com a economia russa de tal forma que faltavam alimentos para uma população já empobrecida demais. Isso se refletiu diretamente na ordem social, uma vez que a guerra, que nunca havia sido muito popular, passou a ser vista de maneira extremamente negativa pela população. Isso empurrou a Rússia para a revolução.

Em 1917, a Revolução Russa abalou as estruturas do país e colocou fim à monarquia czarista. Em outubro, os bolcheviques (socialistas revolucionários) tomaram o poder da Rússia. O líder dos bolcheviques, Vladimir Lenin, defendia que a saída da guerra era essencial para o futuro do país. Na visão de Lenin, a Primeira Guerra era um conflito imperialista que nada tinha a ver com os interesses do povo russo. Assim, foi criada uma comissão para negociar a paz com a Alemanha.

Consequências

O Tratado de Brest-Litovsk, assinado em 1918, teve vida curta. Com a derrota alemã, ele perdeu validade e tornou-se oficialmente inválido com a assinatura do Tratado de Versalhes em 1919. Muitos historiadores argumentam que a dureza dos termos impostos em Versalhes foi um reflexo da dureza dos alemães em Brest-Litovsk.

Para a Rússia, o tratado teve um duro impacto. Os russos perderam parte considerável de seu território e de sua população. Além disso, tiveram de abrir mão de reservas valiosas de petróleo e carvão, além de toda a malha industrial que existia nos territórios cedidos. Os termos do tratado também foram muito criticados, e as concessões feita pela Rússia renderam críticas internas.

Por fim, o tratado ajudou a redefinir o mapa da Europa e levou ao surgimento de novas nações, como a Polônia, a Estônia e a Lituânia.

Explicação:

Perguntas interessantes