Quais foram às consequências da revolução técnico-científica para o Terceiro Mundo (China Popular, América Latina, Oriente Médio e Norte da África)?
Soluções para a tarefa
A revolução técnico-científica, como também é conhecida a Terceira Revolução Industrial, teve início a partir da década de 1970, quando foram descobertas inúmeras inovações no campo da informação.
Uma das maiores invenções dessa era foi a internet, que possibilitou que o processo de globalização fosse intensificado, uma vez que a troca de informações encontrava-se mais rápida. Além disso, os transportes também foram revolucionados.
Isso abriu espaço para que os países periféricos tivessem grandes empresas multinacionais instaladas em seu território e também sua inserção no processo industrial.
Resposta:
As conseqüências da revolução técnico-científica para o Terceiro Mundo (China Popular, América Latina, Oriente Médio, Norte da África) poderão ser expressas: na redução dos investimentos no Terceiro Mundo e até fuga de investimentos já que não precisará mais de mão-de-obra barata e com as avançadas tecnologias as indústrias não poluirão mais, portanto não precisará se refugiar nesses países. Além de tornar a concorrência difícil, quase impossível, devido ao preço dos produtos; a ajuda para problemas como a fome, a desertificação e a falta de água será potencializada com os avanços da tecnologia, mas a ajuda virá do exterior, causando maior dependência e submissão. No campo cultural, as pessoas do Terceiro Mundo deverão ser preparadas para absorver as novas tecnologias e aprender a utilizá-las.
Explicação: