História, perguntado por alynnyjuju, 1 ano atrás

quais foram as consequências da passeata dos cem mil​

Soluções para a tarefa

Respondido por anacarlamcp
5

Resposta:

Os manifestantes se concentraram na Avenida Rio Branco, no centro do Rio de Janeiro, e saíram dali às 14h em marcha em direção à Igreja da Candelária, onde havia acontecido a missa de protesto contra a morte do estudante. Ao chegar na Igreja, o líder estudantil, Vladimir Palmeira fez um discurso em protesto contra a ditadura militar, relembrando a morte do estudante. Mais tarde, preso e torturado, Vladimir foi um dos quinze presos políticos enviados ao México no episódio do sequestro do embaixador Charles Elbrick, em 1969.

Portando faixas com dizeres contrários à ditadura, o grupo chegou a cerca de 100 mil manifestantes. Com duração de aproximadamente três horas, a passeata foi encerrada sem confronto policial às portas da Assembleia Legislativa.

Dessa forma, a Passeata dos Cem Mil, como ficou conhecida, foi considerada uma manifestação que demonstrou aos militares a maturidade dos manifestantes em torno da luta contra o regime militar e a insatisfação popular diante dos métodos utilizados para reprimir qualquer um que fosse contrário às decisões do governo.

Apoiadas por intelectuais, artistas, estudantes, políticos de esquerda, organizações sindicais e paramilitares, além de parte da Igreja Católica, as manifestações estudantis de 1968 balançaram a segurança dos militares quanto ao apoio da população à manutenção da ditadura no país, o que foi respondido, em 13 de dezembro daquele ano com a edição do AI-5 e o fechamento do Congresso Nacional.

Perguntas interessantes