História, perguntado por Adriana3198, 1 ano atrás

Quais foram as consequências da abertura dos portos promovida por D. João?

Soluções para a tarefa

Respondido por Biellallves
94
com a abertura dos portos brasileiros, o Brasil começou a exportar seus produtos diretamente com o comprador, sem a interferencia odiosa de Portugal, que neste momento, estava invadida por Napoleão Bonaparte e suas inumeras tropas. Em seguida, foi permitida a construção de fabricas para manufaturação, mas que nunca foram uteis, já que os portos ficaram inundados com artigos ingleses, que eram mais baratos e melhores. Os ingleses tinham um "desconto" na taxa de compras de artigos, por terem ajudado D. João a fugir para o Brasil. Enquanto os outros compradores tinham que pagar uma taxa de 21%, os ingleses pagavam 15%. e não me lembro bem das outras consequencias,
Respondido por Julliaaaaaaaaaaa
1

Resposta: Por causa da abertura dos portos e do Tratado de Comércio e Navegação, dezenas de navios entraram nos portos brasileiros, trazendo diversas mercadorias necessárias e também desnecessárias, como carteiras para notas (que na época no Brasil só havia moedas). Além das mercadorias inglesas de luxo que inundaram o Rio de Janeiro.

Tratado de Comércio e Navegação: Este tratado de 1810, foi um tratado que tinha como principal artigo o seguinte: para entrar no Brasil, as mercadorias inglesas deveriam pagar um imposto de 15% (o imposto era baixo pois, como a Inglaterra ajudou a família real a fugir de Portugal após desobedecerem o decreto de Bloqueio Continental, D. João devia isso aos britânicos), as mercadorias portuguesas deveriam pagar um imposto de 16%, e as demais nações um imposto de 24%.

Perguntas interessantes