Quais foram as consequências com a expansão de Roma para a sua sociedade
Soluções para a tarefa
Resposta:
A rápida expansão romana criou disparidades que foram se acentuando com o passar do tempo. Os escravo ofereciam poder de trabalho essencial para a construção de estradas e produção agrícola e de bens para manutenção dos próprios exércitos, porém tinham uma consequência funesta.
Pouco antes do fim do período republicano e início do Império Romano, a expansão romana já começava a cobrar o seu preço. Em pontos diferentes do território, os primeiros sinais de uma crise sistemática apareciam:
A facilidade de obtenção de escravos levava à substituição da mão-de-obra livre, levando a grandes índices de desemprego em muitas províncias.
Os pesados encargos e impostos sobre regiões conquistadas levavam ao descontentamento e criavam camadas sociais intermediárias, com algum poder local, porém falta de prestígio econômico e político perante Roma.
Os custos de manutenção do território apenas cresciam à medida que Roma se expandia. Eventualmente, o enorme custo de gestão dos territórios mais afastados acabaria por inviabilizar a conquista de novas regiões, ainda mais longínquas, colocando em xeque toda a lógica expansionista.