Quais foram as conquistas da expansão romana na península Itálica?
Quais foram as principais consequências da expansão romana?
Quem foi Espártaco? O que foi a Rebelião de Espártaco?
Explique quem eram as novas classes sociais surgidas com a expansão romana.
Quem foram os irmãos Graco e pelo que lutavam?
Explique:
Como o exército conquistou poder político ?
E como isso levou ao fim da República romana?
Soluções para a tarefa
No século IV a.C., os romanos adotaram uma posição ofensiva e conquistaram todo o Lácio e o sul da Etrúria até 338 a.C. No final do século III a.C., os romanos já haviam conquistado quase toda a península Itálica, derrotando os samnitas, etruscos, úmbrios, hérnios e as cidades da Magna Grécia.
As consequências da expansão romana foram a influenciação cultural de todo o cenário europeu, que levou os conceitos culturais, artísticos e de conhecimentos greco-romanos para diversos outros povos conquistados e que entraram em contato com o poder de Roma.
Espártaco (em latim: Spartacus; em grego: Σπάρτακος; ca. 109 a.C. – ca. 71 a.C.) foi um gladiador de origem trácia, viveu na República romana e foi o líder da mais célebre revolta de escravos na Roma Antiga, conhecida como "Terceira Guerra Servil", "Guerra dos Escravos" ou "Guerra dos Gladiadores".
Um dos mais fortes indícios dessa instabilidade aconteceu entre 73 e 71 a.C., quando Espártaco organizou uma grande revolta de escravos que lutava pelo fim da condição servil e melhores condições de vida. Pela primeira vez, um movimento ia contra a prática que praticamente sustentava toda economia romana.
Os irmãos Tibério e Caio Graco foram tribunos da plebe, na Roma Antiga (no século II a.C.), que lutavam por melhorias sociais para os plebeus
A tentativa do Senado foi falha, já que Júlio César havia conquistado o apoio do povo e aproximado o exército ao poder político. ... O segundo triunvirato subjugou as forças do Senado, perseguindo aqueles que conspiraram contra César. Após isso, houve uma disputa pelo poder entre os três.