Quais foram as causas do Cisma do Oriente?
Soluções para a tarefa
Com essas e outras desavenças entre as duas igrejas, foram gerados mais conflitos ideológicos. No ano de 1054 aconteceu a divisão que ficou conhecida como Cisma do Oriente, que dividiu a Igreja que era chefiada pelo Papa, em Roma, da que era chefiada pelo patriarca, em Constantinopla.
O Ocidente teve invasões bárbaras que obrigou a uma reestruturação do Império Romano, em que este entrou em contato com a influência e a presença dos povos germanos. A Igreja do Oriente, em contrapartida, carregou a tradição dos ritos gregos integrando especialmente o Império Bizantino.
Em 1054, o que determinou a divisão foi o envio do Cardeal Humberto à Constantinopla para entender a crise que acontecia, e tentar resolver. A crise entre os cristãos, no entanto, já havia se espalhado tomando todo o lugar, o que fez com que o Cardeal excomungasse o patriarca Miguel Ceruláro, mas toda a Igreja Bizantina assumiu que foi excomungada, o que fez que também excomungassem o papa Leão IX. Isso deu origem à Igreja Ortodoxa no Oriente e a Igreja Católica Apostólica Romana no Ocidente.