História, perguntado por Bruno6598, 1 ano atrás

Quais foram as causas da Guerra de Canudos?

Soluções para a tarefa

Respondido por maluisaamorim
78
Antonio conselheiro era um beato,nasceu no interior do ceara e atravessou o sertao nordestino,ajudando pobres, organizando rezas. Pregava principios catolicos numa linguagem que os sertanejos entendiam. Começou a ter seguidores, e, juntamente com seus seguidores, fundou as margens do rio Vaza Barris uma vila, aonde o trabalhador era dono do que produzia, porem tambem colaborava com o grupo. Os fazendeiros da regiao se sentiam ameaçados, pois estavam perdendo sua mao de obra, e tinham o risco que seus empregados organizassem uma revolta. Os fazendeiros se juntaram ao governo, que temia que canudos (o nome da vila fundada por conselheiro) servisse de exemplo para uma sociedade igualitaria. O governo declarou guerra contra canudos, que resistiu a tres invasoes do governo.
Respondido por EduardoPLopes
65

A disputa por terras, a profunda desigualdade social brasileira e a "defesa" da República foram as principais causas da Guerra de Canudos.

Do ponto de vista dos "revoltosos" de Canudos, a comunidade representava uma forma de resistência ao modelo econômico que os latifundiários locais impunham, sendo uma forma de cultivar as suas próprias terras e viver de modo "alternativo".

Já do ponto de vista do governo federal, que representava os interesses das elites latifundiárias, Canudos representava uma ameça às próprias bases do sistema econômico nacional, sendo duramente combatido sob a justificativa de "defender a República" contra os "fanáticos" de Canudos.

Mais sobre o tema em:

https://brainly.com.br/tarefa/4566178

Anexos:
Perguntas interessantes