História, perguntado por VitorSantos018, 11 meses atrás

Quais foram as atitudes tomadas por hitler, que representaram o aumento da influencia nazista na Alemanha?

Soluções para a tarefa

Respondido por milenadecarvalho2000
1

Resposta:

Com a chamada "Grande depressão"/ Crise de 1929 o mundo inteiro estava passando por uma crise econômica muito forte e isso favoreceu diversos regimes autoritários. Na Alemanha, apesar do partido nazista já existir, só veio a tornar-se maior no parlamento alemão após a crise.Nesse momento, Hitler teve um papel fundamental devido a sua oratória pois, ao tornar-se chanceler, houve o agravamento dos seus discursos anti-semitas. Em uma sociedade como a da Alemanha daquele período, esses discursos representaram o medo devido a crise e o racismo de muitos. Sendo assim, ter um líder como Hitler que informava que a culpa da crise era dos judeus foi algo confortável para os alemães.

Explicação:

Embora os nazistas tivessem ganho a maior parte dos votos nas duas eleições gerais do Reichstag (parlamento alemão) em 1932, ainda não tinham maioria e, apenas uma pequena parcela no parlamento aceitava suas propostas.

Após as eleições de julho de 1932, os nazistas tornaram-se o maior partido no Reichstag, com 230 lugares. Porém o Partido Nazista não conseguiu uma maioria parlamentar até a nomeação de Hitler como chanceler da Alemanha, sendo o gabinete ministerial em seguida dissolvido por Hitler.

Apenas em 1933 o Partido Nazista eliminara toda a oposição. Os social-democratas (SPD), apesar dos esforços para apaziguar Hitler, foram proibidos no parlamento em Junho. Entre junho e julho os Nacionalistas (DNVP), o Partido Popular (DVP) e o Partido do Estado (DStP) foram desmantelados. O Partido do Centro Católico dissolveu-se em 5 de julho de 1933. Em 14 de Julho de 1933 a Alemanha foi oficialmente declarado um estado de partido único.

Durante o regime nazista o Reichstag reuniu-se em torno de 12 vezes, nunca sustentou debates, votações, ou discursos — com exceção dos de Hitler –, tendo aprovado somente quatro leis (A Lei de Reconstrução de 30 de maio de 1934 — no qual abolia a autonomia dos estados da Alemanha –, e as três leis antissemitas de Nuremberg em 15 de novembro de 1935). Inúmeros ministérios deixaram de se reunir no regime nazista — embora continuassem existindo na teoria — como o Conselho Secreto do Gabinete (Geheimer Kabinettsrat) e o Conselho de Defesa do Reich (Reichsverteidigungsrat), cujas funções passaram a ser executadas por Hitler.

Perguntas interessantes