Quais foram as atitudes tomadas por Henrique VIII em relação a nobreza após a fundação da Igreja Anglicana
Soluções para a tarefa
Resposta:
Rompimento da igreja católica e o papa
criação da igreja angliquiana
nacionalização das terras e dos bens da igreja católica
EDUARDO
Algumas das atitudes de Henrique VIII frente à nobreza após a fundação da Igreja Anglicana foram:
- Obrigação de reconhecer o rei como representante supremo da Igreja.
- Possibilidade da nobreza de comprar terras e bens que pertenciam à Igreja Católica.
- Possibilidade de influência nos cargos eclesiásticos.
- Maior influência política.
As mudanças na nobreza durante o reino de Henrique VIII:
Henrique VIII, rei da Inglaterra entre 1509 e 1547, solicitou à Igreja Católica o divórcio de seu casamento e foi negado. Buscando reforçar o poderio real frente à influência eclesiástica e com o interesse de incorporar ao Estado as terras sob domínio da Igreja, Henrique VIII rompe com o catoliscismo e obriga o Parlamento inglês a votar a incorporação da religião ao Estado.
Após romper com a Igreja Católica, Henrique VIII institui a Igreja Anglicana, nomeando-se representante supremo desta Igreja e unindo os poderes secular e eclesiástico. Neste processo, o rei obrigada todos os súditos de seu reino a reconhecer por escrito sua supremacia no controle da religião inglesa.
Este processo possiblitou a posse do Estado sobre as terras e bens que anteriormente pertenciam à Igreja Católica. Estas terras e bens foram vendidos a nobres e burgueses, que por meio destas posses passavam a ter maior influência política. Além disso, o rei, responsável indicar os ocupantes de cargos eclesiásticos poderia escolher pessoas indicadas ou de interesse dos nobres para ocupar estes cargos, acarretando maior influência desta classe no meio religioso.
Entenda mais sobre a Igreja Anglicana em: https://brainly.com.br/tarefa/30229464
#SPJ2