Quais foram as atitudes de Solano Lópes em relação ao Brasil? Explique
Soluções para a tarefa
Resposta:
Com seu desejo de expandir o território do Paraguai, teve problemas com o Império brasileiro, o que desencadeou a chamada "Guerra do Paraguai"
Explicação:
Francisco Solano López alimentava o sonho expansionista e militarista de formar o Grande Paraguai, que abrangeria as regiões argentinas de Corrientes e Entre Rios, o Uruguai, o Rio Grande do Sul, o Mato Grosso e o próprio Paraguai. A conquista do Uruguai e do Rio Grande do Sul seria fundamental para López, porque daria ao Paraguai uma saída para o Mar e lhe libertaria do pagamento de altas taxas alfandegárias cobradas no porto de Buenos Aires.
Objetivando a expansão imperialista, Solano López instalou o serviço militar obrigatório, organizou um exército de 80 000 homens, reaparelhou a Marinha e criou indústrias bélicas.
A intervenção brasileira no Uruguai, que derrubou Aguirre e a não aceitação, por parte do Brasil, da intermediação de Solano López no conflito, foi o pretexto da "Guerra do Paraguai", que teve início em novembro de 1864, quando o presidente paraguaio mandou aprisionar o navio brasileiro Marquês de Olinda, que passava pelo Paraguai e em seguida atacou Dourados, no Mato Grosso. Com o objetivo de ganhar uma saída para o oceano Atlântico, atacou a Argentina, onde o próximo passo seria tomar o Rio Grande do Sul e o Uruguai.
No dia 1 de maio de 1865, Brasil, Argentina e Uruguai firmaram um tratado criando a "Tríplice Aliança", para se opor a López. Várias batalhas se sucederam. A Argentina e o Uruguai tiveram problemas internos e retiraram-se do conflito, deixando ao Brasil a responsabilidade de combater López.
Caxias reorganizou o Exército, mais armamentos foram comprados e as operações militares foram aperfeiçoadas. Seguiu-se uma série de vitórias e em janeiro de 1869, Assunção foi conquistada. Foi empreendida uma violenta perseguição a Solano López, a "Campanha das Cordilheiras", que terminou na batalha de Cerro-Corá, com a morte do presidente paraguaio.