Quais foram as ações do médico Oswaldo cruz na tentativa de erradicar as doenças no rio de janeiro no ano de 1904
Soluções para a tarefa
Resposta:
Cruz, então criou as chamadas “brigadas mata-mosquitos” que invadiam as casas para desinfecção com gases de piretro e enxofre.
:
A História sempre nos traz lições importantes Um desses momentos foi o começo do século XX, quando ocorreram no Rio de Janeiro epidemias de febre amarela, peste bubônica e varíola. Foram nesses anos que se destacou o então jovem médico Oswaldo Cruz, que teve um papel decisivo para a erradicação das três doenças.
Após sua formação médica, que incluiu dois anos em Paris estudando microbiologia, soroterapia e imunologia, no Instituto Pasteur, e medicina legal no Instituto de Toxicologia, Oswaldo Cruz foi diretor técnico do Instituto Soroterápico Federal, na Fazenda Manguinhos. Pouco tempo depois, em 1903, foi nomeado pelo presidente Rodrigues Alves para o importante cargo de Diretor-Geral de Saúde Pública.
Nesse período enfrentou os seus maiores desafios. Para combater a epidemia de peste bubônica, empreendeu uma série de medidas que incluíram o isolamento de doentes.
No combate à febre amarela, novos obstáculos. A maioria da população (inclusive boa parte dos médicos) acreditava que a doença era transmitida pelo contato com o sangue, suor e secreções, por isso eram realizadas desinfecções nas roupas e casas dos doentes.
Mas foi em 1904 que Oswaldo Cruz enfrentou sua maior oposição. No meio de um devastador surto de varíola, o sanitarista convenceu o presidente Rodrigues Alves a decretar a vacinação obrigatória de toda a população. Foi o estopim para o fato histórico que ficou conhecido como a Revolta da Vacina. Jornais foram contra a medida, o Congresso questionou, a população se rebelou pelas ruas e a Escola Militar da Praia Vermelha também protestou contra o que consideravam uma medida autoritária do governo.
❤espero ter ajudado ❤