quais foram algumas adaptações das plantas a vida terrestre
Soluções para a tarefa
Adaptações a vida terrestre que todas as plantas terrestres têm:
As Briófitas, Pteridófitas, Gimnospermas e Angiospermas possuem Cutícula impermeável; e a presença de estômatos. Além dessas adaptações, à partir das Pteridófitas já teremos os vasos condutores de seiva elaborada e bruta. Além disso, a partir das Gimnospermas e Angiospermas (Espermatófitas) também teremos as sementes, e no caso das Angiospermas, o fruto que reveste a semente. Nas Espermatófitas teremos a formação de tubo polínico que não precisa de água para o encontro dos gametas, ou seja, para reprodução. E por último, o gametófito feminino se desenvolve dentro do esporófito, e isso assegura a sua proteção, e sobretudo a independência da água para a fecundação.
Conceitos
Cutícula impermeável - Revestimento que impede a transpiração excessiva pelo órgão da planta, nesse caso, a folha.
Estômatos - são estruturas vegetais especializadas na epiderme vegetal, ou seja, na folha, principalmente. Por meio dessas estruturas que ocorre o controle da transpiração e também as trocas gasosas.
Sementes - são responsáveis pela proteção do embrião e também facilita na reprodução da espécie.
Tubo polínico - faz o transporte do gameta masculino (gão de pólen) até o gameta feminino (óvulo).
Esporófito - esporófito pode ser duradouro ou passageiro. No caso das Gimnospermas e Angiospermas são duradouros, o que possibilita uma maior proteção do gametófito feminino para evitar a dessecação.