Quais fatores regulam a ligação adequada de oxigênio com a hemoglobina? E como esses fatores alteram o fornecimento de oxigênio?
Soluções para a tarefa
Depende de uma unidade não peptídica: um grupo heme. Heme é constituído por uma parte orgânica e por um átomo de ferro. A parte orgânica, protoporfirina, é constituída por 4 anéis pirrólicos. Os quatro pirróis estão ligados por pontes de metano, para formar um anel tetrapirrólico. O átomo de ferro no grupo heme liga-se aos 4 nitrogénios no centro do anel protoporfirínico. O ferro pode formar duas ligações adicionais, uma em cada lado do plano do grupo heme. Estes pontos de ligação são denominados de quinta e sexta posição de coordenação. O átomo de ferro pode estar no estado de oxidação ferroso (+2) ou no férrico (+3), e as formas correspondentes de hemoglobina são denominadas, respectivamente, ferro-hemoglobina e ferri-hemoglobina (também chamada meta-hemoglobina). Somente a ferro-hemoglobina, o estado de oxidação +2, pode ligar-se ao oxigénio. Ao chegar aos tecidos, essa combinação é revertida, e o oxigênio é disponibilizado para as células. Além de transportar o oxigênio, a hemoglobina também remove o dióxido de carbono e garante o equilíbrio ácido-base. Nessa combinação, que ocorre normalmente nos tecidos, forma-se a carbamino-hemoglobina, que também é facilmente revertida.
Resposta:
Explicação:
A taxa em que a hemoglobina (Hb) se liga ou se desliga reversivelmente do oxigênio é regulada principalmente pela temperatura, pelo pH sanguíneo, pela pressão parcial de gás carbônico e pela concentração sanguínea de difosfoglicerato (DPG).
Se diminui o pH, se aumenta a pressão parcial de gás carbônico, se aumenta a temperatura e/ou se aumenta a DPG: a afinidade da Hb com o oxigênio diminui, ou seja, a Hb está cedendo mais fácil.
Se ocorrer o contrário, ou seja, se aumenta o pH, se diminui a temperatura e/ou se diminui a DPG: a afinidade da Hb com o oxigênio aumenta, consequentemente, ela está cedendo mesmo.