Quais fatores nos confirmam que o México é um país pobre?
help
Soluções para a tarefa
Resposta:
1- Desigualdade no sistema educacional
Pessoas com maiores recursos econômicos são aquelas que têm acesso ao sistema educacional de qualidade. Por outro lado, o sistema educacional que as pessoas de baixa renda podem acessar é de baixa qualidade.
Isso significa que os pobres não têm grandes oportunidades de superar a si mesmos, pois, se não freqüentarem instituições de qualidade, é muito improvável que possam optar por empregos bem remunerados
2- Distribuição desigual da riqueza
Como já explicado, o México está entre os 15 primeiros países por sua riqueza econômica e, no entanto, apresenta altas taxas de pobreza.
Isso se deve em grande parte à distribuição desigual da riqueza e da produção nacional entre os membros da população.
Nesta nação, apenas um grupo de pessoas (a elite, os empresários e os magnatas) se beneficia da produção do país que, pela justiça, deve tocar a todos, enquanto os outros indivíduos são excluídos da distribuição de mercadorias.
Dessa maneira, os ricos ficam mais ricos e os pobres mais pobres.
3- Imperialismo
Juntamente com a distribuição desigual da riqueza, o imperialismo de outras nações sobre o México é uma das causas da pobreza.
Isso significa que outras nações fazem investimentos neste país e depois se apropriam de seus recursos naturais .
Esta é uma situação favorecida pelos grupos ricos do México, que são os únicos no país que se beneficiam da riqueza obtida com esses investimentos.
4- Desemprego
Conforme declarado na primeira causa de pobreza, os membros pobres da população não têm acesso a boas ofertas de emprego porque não receberam educação de qualidade.
Assim, gera-se um círculo vicioso em que os pobres não recebem emprego, o que aumenta a taxa de desemprego e isso, por sua vez, aumenta a pobreza no país.
Os poucos empregos em que os pobres são aceitos são empregos que não exigem mão de obra qualificada e, em geral, são muito mal remunerados, o que não melhora as condições dos pobres.
5- Baixa renda econômica
Como os empregos nos quais os pobres são aceitos geram baixa renda econômica, os pobres não têm oportunidades de melhorias que lhes permitam sair do estado de pobreza.
6- Diminuição do crescimento econômico
Segundo dados do Instituto Nacional de Geografia e Estatística, o crescimento econômico caiu para 2% ou 3% nos últimos cinco anos.
Isso reduz a quantidade de dinheiro disponível para as famílias mais pobres, aumentando seu status de pobreza.
7- Falta de serviços de saúde e alimentação
Mais da metade da população não tem acesso a unidades de saúde que atendam às condições necessárias para solucionar os problemas que os indivíduos podem apresentar nessa área.
Cabe ressaltar que 60% da população não possui seguro social, portanto não podem ir a centros de saúde privados.
Além disso, cerca de 30% da população tem problemas nutricionais porque seu status de pobreza não lhes permite fornecer os nutrientes necessários para uma dieta saudável.
8- Crescimento populacional
Segundo o Instituto Nacional de Geografia e Estatística, entre 2012 e 2014, a população do México cresceu 2,7 milhões.
Dessa maneira, aumenta o número de pessoas entre as quais a riqueza deve ser distribuída, afetando negativamente as taxas de pobreza.
9- Corrupção
O México apresenta corrupção em vários níveis do Estado, o que favorece a concentração de riqueza nas mãos de poucos.
10- A Igreja Católica
Segundo os sociólogos, um dos elementos que influenciam a pobreza é a doutrina imposta pela Igreja Católica, que elogia a pobreza e pune a riqueza.
A Igreja favorece a pobreza porque, de acordo com a Bíblia (peça fundamental dessa religião), Jesus era pobre e cuidava de todos os pobres.
Além disso, em muitos evangelhos, a Bíblia indica que é mais fácil “um camelo passar pelo olho de uma agulha do que um rico entrar no Reino dos Céus”. Obviamente, não se refere apenas à riqueza material, mas também à riqueza espiritual.
Explicação:
espero que tenha ajudado.
essa demoro em!!!!