Quais fatores levaram Getúlio Vargas ao suicídio?
Soluções para a tarefa
Melhor resposta
Getúlio Vargas tomou posse na presidência "provisoriamente " em novembro de 1930. Somente com a declaração da nova constituição, em julho de1934, ele receberia a faixa e se tornaria presidente de fato, nomeado pela assembléia, em eleições indiretas.
Em 10/11/1937, ele fez um pronunciamento no rádio à nação "Quero instituir um governo de autoridade, liberto das peias da chamada democracia liberal, que inspirou a constituição de 34" . Apoiado pelos industriais, aclamado pelos trabalhadores, venerado pelos militares golpistas, com seus inimigos presos, mortos ou no exílio, e a imprensa censurada, se tornaria o 1º ditador brasileiro a adquirir poderes absolutos.
Em 24/08/1954, ás 4 horas e 30 da manhã, no seu quarto no palácio do Catete, o presidente se suicidou com um tiro no coração
saia "da vida para entrar na história"
Olá boa noite!
Getúlio Vargas cometeu suicídio!
↔ Bom alguns militares de seu partido diziam que era culpa da oposição que o pressionavam muito com relação a ameaças a sua família e isolamento político. Mas não podemos deixar de ressaltar que Jucelino Kubitscheck ganhou as eleições de forma suspeita nas urnas onde Vargas perdeu a sua reeleição. Com isso muito pressionado e com a oposição e ameaças! Vargas deu um tiro em seu peito dentro de sua casa. Mas antes de cometer o suicidio Vargas deixou a todos uma carta emotiva dizendo assim:
✴"Serenamente dou o primeiro passo no caminho da eternidade e saio da vida para entrar na história"✴
Com a sua morte a população saiu nas ruas fazendo manifestações onde ocorreu quebra - quebra, e algumas pessoas também morreram.
Bons estudos! ❤