História, perguntado por menot19, 6 meses atrás

Quais fatores justificam a diversidade cultural da Africa? ​

Soluções para a tarefa

Respondido por lidiadasilva2006
3

Resposta:

Cultura africana é vasta e diversificada, dotada de uma enorme riqueza imaterial, fator que se explica tanto pela diversidade de etnias presentes na África quanto pela influência de povos do Oriente Médio e europeus que tiveram contato com os africanos ao longo da história.

Coloque como melhor resposta! Vai ajudar muito!


lidiadasilva2006: O que vc está falando
DYBALAOFICIAL: Sim simplesmente vc pode responsabilizar
lidiadasilva2006: Qual é o eu nome? Vc tem Ista?
lidiadasilva2006: Istagram?
DYBALAOFICIAL: Eu não uso redes sociais
DYBALAOFICIAL: Faça uma pergunta para eu te mandar uma foto da empresa
lidiadasilva2006: ok
DYBALAOFICIAL: Ok
lidiadasilva2006: Pronto!
DYBALAOFICIAL: Ok
Respondido por Zeno12
2

Cultura africana é vasta e diversificada, dotada de uma enorme riqueza imaterial, fator que se explica tanto pela diversidade de etnias presentes na África quanto pela influência de povos do Oriente Médio e europeus que tiveram contato com os africanos ao longo da história. A combinação dos fatores migratórios, da colonização europeia e da diversidade étnica no interior do continente fez com que a África seja atualmente um continente em que se fala vários idiomas e cultuai-se várias religiões e que se caracteriza por ser pluricultural.

O continente africano pode ser dividido geopoliticamente em duas grandes faixas de terra: a África saariana (região norte) e a África subsaariana (região sul). Ambas são regiões de diversidade cultural, mas a porção sul do continente é mais diversificada e contém a maior parte da população.

Nossa culinária é repleta de pratos e ingredientes originários da cultura africana ou criados por africanos no Brasil. Podemos listar o acarajé, o vatapá, o abará e o caruru. Apesar da crença comum de que a feijoada tem sua raiz na cultura dos africanos escravizados no Brasil, a sua origem incerta parece apontar que, ao menos como é feita hoje, não foi uma criação dos escravos.

Temos hoje diversas danças brasileiras trazidas por africanos ou surgiram com base em elementos culturais dessas pessoas que viviam no Brasil. São elas: a capoeira, também uma arte marcial utilizada como defesa dos escravos fugitivos contra os capitães do mato; o samba; o axé, dança originária do ritmo afoxé que tem origem nas tradicionais danças religiosas); o coco; e o maracatu.

Os povos africanos do sul desenvolveram diversas formas artísticas ligadas, principalmente, às suas religiões. Trata-se de artefatos, como máscaras, trançados de corda, estatuetas e outros, esculpidos em madeira, pedra ou confeccionados com tecidos. O simbolismo dessas formas artísticas remete às divindades ou a elementos do cotidiano e têm significados diferentes para cada povo, representando o sagrado, o profano ou ações que fazem parte da cultura, como a guerra e a coleta de alimentos (a maioria das tribos subsaarianas possuía uma vida nômade, baseada na caça e na coleta, antes da chegada dos europeus ao continente).

espero ter ajudado

Anexos:
Perguntas interessantes