quais fatores declaram a reforma protestante
Soluções para a tarefa
A Reforma Protestante foi um movimento de transformação religiosa, iniciado fora da Igreja Católica e em oposição a ela. É um erro considerar a Reforma um movimento puramente religioso, pois ela teve implicações econômicas, políticas e sociais, na medida em que também explicitou interesses de várias classes sociais e contou com a participação do poder real, que queria fortalecer o poder nacional, em oposição à Igreja Católica.
Vários fatores contribuíram para o desencadeamento da Reforma Protestante. De um modo geral, podemos destacar alguns, tais como:
O fortalecimento da burguesia;A formação das monarquias nacionais;O Renascimento Cultural;O fator religioso – a desmoralização da Igreja em uma época de expansão da fé popular;A expansão marítima e comercial europeia, do final do século XV e início do XVI, desenvolveu um mercado mundial que fortaleceu a burguesia, interessada na reforma religiosa. Essa classe era contra a moral econômica da Igreja, elaborada por Tomás de Aquino nos fins da Idade Média, que instituiu o “preço justo”, limitando o lucro e impedindo desenvolvimento do comércio. A burguesia também não aceitava o luxo do culto católico e o custo do clero, em grande parte financiados por ela. Finalmente, havia a questão dos capitais, que a Igreja retirava dos países europeus e mandava para Roma, dificultando o desenvolvimento comercial desses países e prejudicando, consequentemente, a burguesia