Geografia, perguntado por jjordanagomespires, 11 meses atrás

Quais fatores contribuíram para a intensificação da concentração fundiária no Brasil?

Soluções para a tarefa

Respondido por elmamontecate
11

Resposta:

Nas últimas décadas a modernização do setor agrícola contribuiu para agravar a concentração de terras. Deslocou a população do campo para as cidades, em busca de emprego, ou para outras regiões do país, em busca de terras, para recomeçar uma nova vida. Tanto uma opção como outra contribuíram para agravar os problemas sociais que persistem no Brasil atual....

Ao longo da sua história, as terras brasileiras foram controladas por uma elite e hoje, também, por grandes empresas. A concentração de terras, que condena à tragédia milhões de pessoas, teve início com a ocupação colonial e se arrastou até os dias atuais. Sua característica principal é a monocultura de exportação que deu origem e reforçou a propriedade latifundiária.

A concentração fundiária é a concentração da propriedade de terras na mão de um grupo pequeno de pessoas, de modo que as suas consequências para o país são a existência de milhões de pessoas que desejariam ter um pedaço de terra para trabalhar e não podem, pois as terras pertencem a outras pessoas, o que causa uma situação de vulnerabilidade social entre os sem-terra.

Esta situação remete ainda ao período da colonização, quando toda a terra pertencia a um pequeno grupo de nobres portugueses, tendo piorado ainda mais com a Lei de Terras de 1850, que proibiu o usucapião, de modo que as suas consequências são facilmente perceptíveis em nossos dias.

Espero ter ajudado,Bons estudos!

Perguntas interessantes