quais fatores causa que de grandam a água doce
Soluções para a tarefa
Resposta:
Nosso planeta é constituído, em grande parte, por água salgada. A água doce que é própria para consumo, já se encontra em falta, em várias partes do mundo.Para se ter uma ideia mais exata, 70% da superfície do planeta é coberta por água.
Praticamente, quase toda água que existe na Terra (97,5%), é salgada e está nos oceanos, sendo inapropriada para o uso agrícola e industrial. (UNESCO)
Somente 2,5% da água do nosso planeta é doce, e a maior parte está em geleiras.
Menos de 1% de toda a água que existe é apropriada para consumo do homem e se encontra nos rios, lagos e lençóis subterrâneos (subsolo / difícil acesso).
Geralmente, quando se pensa em desperdício de água no planeta, vem logo em nossa mente, aquele desperdício causado em nosso dia a dia, como:
Deixar a torneira aberta, enquanto se escova os dentes;
Deixar a mangueira ligada enquanto se esfrega a calçada ou passa o pano no automóvel;
Não consertar vazamentos em casas e prédios;
Ficar muito tempo no chuveiro, entre outras causas.
Realmente, são descuidos que acontecem, com frequência, e geram muito desperdício de água, mas, além desses, existem outros que provocam, em maior escala, esse prejuízo.
Até mesmo, em países desenvolvidos, isto acontece, tais como: na Alemanha, Japão e EUA.
Outras causas do desperdício d’água estão associadas às atividades econômicas, como:
pecuária;
a agricultura;
indústria;
comércio;
e construção civil;
Outros fatores que provocam desperdício de água no planeta e escassez de água, sem ser através do consumo da água, são a contaminação e a degradação das fontes de saneamento básico, como represas e rios, através de diversas formas, tais como:
A poluição ambiental que contribui para tornar impróprios para utilização e consumo os recursos hídricos, gerando mais desperdício e escassez de água.
Agrotóxicos, resíduos industriais, resíduos de lixões e lançamento de esgoto doméstico sem tratamento, que poluem e degradam os rios.
Crescimento desordenado, favelas e loteamentos clandestinos, que se desenvolvem às margens dos rios e represas, poluindo os reservatórios e trazendo prejuízo para o abastecimento de água potável para consumo, dessa forma, prejudicando a saúde das pessoas.
Explicação: