Quais fatores alavancaram a imigração europeia para o Brasil no século XIX?
Soluções para a tarefa
Resposta:
ideia de trazer braços europeus para mover o país já aparece no século XVIII quando Marquês de Pombal mandou alguns patricios de Açores. Alguns anos depois, D João VI inicia a política de importação de mão-de-obra livre, autorizando em 1818, o estabelecimento de uma colônia de católicos suíços que promoveram a fundação de Nova Friburgo.
Foi, porém, na virada do século XIX para o século XX que ocorreu o ápice do fluxo migratório (maior fluxo imigratorio ja vivido pelo país). Isto se deu por uma conjunção de fatores internos e externos. A Europa vivenciava os desdobramentos da Revolução Industrial e suas consequências como: dispensa de mão-de-obra; explosão demográfica; facilitação dos meios de transporte e comunicação; agitações políticas. O Brasil, por outro lado, estava no auge da expansão da lavoura cafeeira no Sudeste.
Explicação:
.
Resposta:
Depois da promulgação de leis que coibiam a prática do tráfico negreiro que antecederam a abolição, a elite econômica começou a buscar alternativas para a escassez de mão de obra, já que tornar negros escravizados em trabalhadores assalariados não era uma possibilidade para a sociedade da época. Dessa forma, fomentou-se a imigração europeia, que se consolidou como opção viável de mão de obra a partir da década de 1880.