Quais exames necessários para pegar um atestado de aptidão física ?
Soluções para a tarefa
06/11/2013 08h44 - Atualizado em 06/11/2013 15h10
Saiba quais exames devem ser feitos antes de praticar uma atividade física
Consulta médica especializada para identificar os antecedentes esportivos, eletrocardiograma, hemograma e teste ergométrico são essenciais à saúde
Por Nabil Ghorayeb
São Paulo
Tenho certeza que de um jeito ou outro já ouviram falar dos exames indicados. Mas, pelas perguntas que tenho recebido, vamos explicar melhor. As Sociedades de Cardiologia e de Medicina do Esporte e Exercício publicaram um documento oficial chamado de Diretrizes em Cardiologia do Esporte com orientações para os médicos, nas Avaliações Pré-Participação. Isto é, o que deve ser feito antes da atividade física, esportiva e até de lazer.
Tudo começa por uma consulta especializada, onde é visto o histórico médico familiar e pessoal de problemas médicos, como desmaios, tonturas, dores do peito, falta de ar e etc. O uso arriscado e indevido de substâncias lícitas como os anabolizantes, hormônios e estimulantes e ilícitas, como a maconha, cocaína e outras.
Exame médico e corrida euatleta (Foto: Getty Images)
Antes de começar a praticar uma atividade física, procure orientação de um médico (Foto: Getty Images)
Sugere-se como importante conhecer com detalhes os antecedentes esportivos do examinado: quando começou, quantas vezes semanais, que posição jogava ou se corria e quanto treinava. Em seguida o exame que mostra se teve algum problema cardíaco ou se está tendo naquele momento é o eletrocardiograma. Não prevê o futuro como o teste ergométrico. Outro exame importante é o hemograma para detecção de anemias e infecções etc. Sobre outros exames, o médico é que irá decidir quais a mais devem ser solicitados.
A Diretriz orienta para pedir exames baseados na idade e na modalidade esportiva do cliente. Se for fazer só caminhada ou se vai correr 3, 5, 10km, meia maratona ou maratona inteira, se vai treinar lutas numa academia ou se quer treinar levantamento de peso, seja para estética ou para competição. O cliente deve estar atento para explicar as suas intenções esportivas.
saiba mais
Apoio médico é fundamental para estimular a prática dos exercícios
Teste ergométrico na esteira precisa ter acompanhamento de um médico
O próximo exame é o teste ergométrico, que por regulamentação federal só deve ser feito por médico presente e um de cada vez, nada de dois exames ao mesmo tempo pelo mesmo médico, como explicamos em artigo anterior em outubro. Não faça o exame se não tiver médico na sala. Outro exame, o ecocardiograma, não é de rotina, tudo vai depender do que o médico suspeitar na consulta inicial, para solicitar esse exame.
Um atleta profissional tem a recomendação de fazer todos os exames citados, dentro de uma rotina peculiar, seja qual for o esporte. Nós médicos desejamos que o esporte e a atividade física regular tragam mais saúde e bem estar, pois sabe-se que nunca vão causar danos se praticados com orientação profissional. Afinal os eventos médicos que acontecem são consequência de doenças não diagnosticadas ou não valorizadas e pior, pelo uso crescente de substâncias de risco como os anabolizantes, hormônios e estimulantes.
Quero alertar para recente determinação do Conselho Federal de Medicina de número19/2013: “A utilização de anabolizantes e hormônios de crescimento em quem não tem indicação de seu uso não deve ser realizada com a finalidade de aumentar sua massa muscular ou seu porte físico”
Esporte deve ser sempre SAÚDE!
Espero que tenho ajudado ._.
Resposta: As Sociedades de Cardiologia e de Medicina do Esporte e Exercício publicaram um documento oficial chamado de Diretrizes em Cardiologia do Esporte com orientações para os médicos, nas Avaliações Pré-Participação. Isto é, o que deve ser feito antes da atividade física, esportiva e até de lazer.
Tudo começa por uma consulta especializada, onde é visto o histórico médico familiar e pessoal de problemas médicos, como desmaios, tonturas, dores do peito, falta de ar e etc. O uso arriscado e indevido de substâncias lícitas como os anabolizantes, hormônios e estimulantes e ilícitas, como a maconha, cocaína e outras.
Em seguida o exame que mostra se teve algum problema cardíaco ou se está tendo naquele momento é o eletrocardiograma.
O próximo exame é o teste ergométrico, que por regulamentação federal só deve ser feito pelo médico.
Outro exame, o ecocardiograma, não é de rotina, tudo vai depender do que o médico suspeitar na consulta inicial, para solicitar esse exame.