Quais etnias contribuiram para o enriquecimento do nosso folclore?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Folclore e cultura popular. A palavra "folclore" vem do inglês folk, "povo", e lore, "sabedoria". Assim, a definição mais simples de folclore é "sabedoria popular". O que vem a ser isso? A sabedoria popular, de modo geral, são os conhecimentos de informações, histórias e tradições que passam de geração para geração e que são do "domínio público". Ou seja, aquilo que é conhecido por todos ou quase todos em um determinado grupo ou povo, sem qual se possa dizer exatamente quem os criou ou inventou.
O uso da palavra folclore foi proposto pela primeira vez, na Inglaterra, no século XIX, para designar aquilo que muitos chamavam de "literatura oral": as lendas, histórias, ensinamentos, provérbios etc. que não estão registrados nos livros nem são ensinados sistematicamente nas escolas ou outras instituições, mas são transmitidos de pessoa para pessoa, de pai para filho.
Com o tempo, a idéia de folclore se ampliou, passando a dizer respeito não só à literatura oral, mas também a outros aspectos da cultura. Assim, para entender o folclore, é preciso ter uma noção do que é cultura.
Em geral, no uso comum, o conceito de cultura está associado ao que se aprende nos livros, às obras de arte, à ciência, aos costumes "refinados" e "educados". Mas para quem estuda a sociedade humana, cultura tem um significado bem mais amplo — diz respeito a tudo aquilo que é criado ou transformado pelo homem. A idéia de cultura se opõe à de natureza. Isso não quer dizer que haja uma separação total entre uma e outra: na verdade, a cultura influi sobre a natureza, e vice-versa.
Por exemplo: vegetais como o arroz e o feijão pertencem ao reino da natureza; não foram criados pelo homem e podem crescer sem a influência humana. Mas o cultivo do arroz ou do feijão, como o de vários outros produtos, é uma atividade humana, assim como o preparo de diferentes pratos com esses alimentos.
A linguagem humana é um fenômeno natural, pois as pessoas já nascem com a capacidade de se comunicar por meio das línguas faladas pela humanidade. Mas é também um fenômeno cultural por excelência, pois só é aprendida e praticada na vida social. Outro exemplo é o corpo humano, um organismo animal sujeito a leis biológicas e físicas. Mas a maneira como o corpo é usado, tratado e valorizado pode variar muito, de acordo com o lugar e a época.
Pode-se dizer, portanto, que o conceito de cultura está ligado a todos os aspectos da vida humana. Os modos como o homem se comunica, trabalha, se alimenta, se veste, mora e se casa; os jogos, as cerimônias, as músicas, as danças, as crenças em seres sobrenaturais — tudo isso e muito mais está ligado à idéia de cultura.
Alguns estudiosos preferem classificar separadamente os vários aspectos da vida em sociedade. Os fenômenos econômicos seriam aqueles especificamente ligados às atividades de sobrevivência, de produzir e distribuir os produtos necessários à vida. Os fenômenos sociais estariam ligados à maneira como a sociedade se organiza (famílias, grupamentos, tribos, aldeias, classes etc.) e como as pessoas se relacionam entre si. Os fenômenos políticos teriam a ver com a maneira como o poder é exercido e com os conflitos que surgem entre indivíduos ou grupos.
Nesse tipo de divisão, os fenômenos culturais seriam aqueles onde predominam a expressão e a comunicação através de símbolos. Música, dança, enfeites e obras de arte, lendas e rituais (religiosos ou não) podem ter alguma função prática, mas são, principalmente, uma forma como as pessoas expressam, como representam, para si mesmas e para outras, aquilo que são ou como sentem ou encaram a vida. É através dos símbolos e manifestações culturais que as pessoas se vêem e reconhecem umas às outras como participantes de um mesmo grupo ou comunidade.
Essas divisões entre fenômenos econômicos, sociais, políticos e culturais não têm muita utilidade quando se estudam sociedades menores e mais simples. No entanto, são úteis quando se quer estudar sociedades complexas como a que se formou na Europa e se espalhou pelo mundo a partir do século XVI. E nesse tipo de sociedade, em que a escrita e o registro de informações (imprensa, discos, filmes, televisão, computadores) são muito difundidos, que faz sentido falar em cultura popular.
espro ter ajudado!!!!!
Explicação:
Resposta:
Explicação:
Africana e Indígena são as principais