História, perguntado por lucienegaldinob, 1 ano atrás

Quais estão corretas?
Sobre a situação da América Latina em relação ao Imperialismo dos séculos XIX e XX é possível afirmar que:
I. Em relação aos projetos de solidariedade continental — pan-americanismo — prevaleciam duas correntes: o bolivarismo representa a visão pan-americana concebida por Simon Bolívar (1783-1830), venezuelano que dirigiu a luta pela independência da Venezuela, Colômbia, Peru, Bolívia e Equador; e A Doutrina Monroe que propugnava “a América para os americanos”, mas na verdade defendia os interesses geo-políticos norte-americanos.
II. Entre os fatores que colaboraram na deflagração da Revolução Mexicana estava a revolta contra as concessões feitas ao capital estrangeiro.
III. As duas guerras mundiais e a Grande Depressão obrigaram alguns países latino-americanos a precipitar a sua industrialização, com o intuito de produzir mercadorias costumeiramente importadas da Europa e dos Estados Unidos.

Soluções para a tarefa

Respondido por RaíSilva
5

Estão corretas as alternativas I (Tiveram destaque o bolivarismo, com a união política das ex colônias espanholas; e a Doutrina Monroe que pregava na verdade o imperialismo dos EUA sobre a América) e III (em decorrência desses conflitos, alguns países latino-americanos como Brasil, México, Argentina e Chile avançaram na industrialização, com a indústria nacional produzindo muito do que era importado).

A alternativa II - A revolução foi feita pela burguesia liberal que queria o fim do Estado oligárquico (mas não questionava os investimentos estrangeiros, até recebeu ajuda econômica e militar dos EUA) e pelos camponeses que exigiam a reforma agrária.

Perguntas interessantes