Geografia, perguntado por araujoalice002, 1 ano atrás

Quais estados mais trabalharam com a reciclagem e quais materiais eles mais reciclam

Soluções para a tarefa

Respondido por oliveiracastro
1
Os EUA são os maiores produtores de lixo do mundo. Em 2003, foram 740 kg de lixo por pessoa e, desse total, apenas 31% foi reciclado. 

O Japão, por sua vez, produziu 410 kg de lixo por pessoa, dos quais 80% foram incinerados e 16% reciclados.

A Alemanha reciclou 57% do total de lixo produzido, incluindo aproximadamente 90% de todo o vidro e 60% de papel e papelão usados.
--------------------------------------...

PAÍSES NA RECICLAGEM

Os que mais reciclam e o que menos reciclam

Os que mais produzem lixo e os que menos produzem


Os portugueses reciclam menos lixo do que os restantes povos da União Europeia a Quinze, indica um estudo do British Institute for Public Policy Research. O estudo, a publicar no Outono, refere-se ao período 2003/04 e incide apenas sobre a UE a Quinze.
De acordo com os dados do relatório, os portugueses apenas reciclam 3% do lixo produzido. Este valor contrasta com os 65% reciclados pelos holandeses.
Além de Portugal, a Grécia (8%) e o Reino Unido (18%) também apresentam baixas percentagens de lixo reciclado.
No entanto, o documento revela que Portugal é o segundo país que menos lixo produz por habitante. Apenas a Grécia, com 433 quilos anuais de lixo por habitante fica abaixo dos 434 quilos per capita registados em Portugal.
Os irlandeses, que reciclam 31% do lixo produzido, são os campeões na produção de resíduos, com 869 quilos anuais. Seguem-se os dinamarqueses (696 quilos), os luxemburgueses (668 quilos e 36% de taxa de reciclagem) e os espanhóis (662 kgs e 35%).
No Brasil, a cada ano são desperdiçados R$ 4,6 bilhões porque não se recicla tudo o que poderia. O Brasil é considerado um grande "reciclador" de alumínio, mas ainda reaproveita pouco os vidros, o plástico, as latas de ferro e os pneus que consome.

QUANTO E O QUE SE RECICLA NO BRASIL E NO MUNDO

PAPEL


O consumo anual (por habitante) de papel no Brasil manteve-se estável em 1998, situando-se em 38,4 quilos, ainda distante dos níveis observados em países mais desenvolvidos, como os Estados Unidos (336,5 kg por habitante). No entanto, estima-se que 35% do papel produzido no país nos últimos dez anos são originados de matéria-prima reciclada. Nos Estados Unidos, esse número é de 27,6%, caindo para 10,8% no Canadá.

PLÁSTICO


O consumo anual de plásticos no Brasil gira em torno de 19 quilos. O volume é relativamente baixo se comparado aos índices de outros países, como Estados Unidos (100 kg/hab) e a média na Europa (80 kg/hab.). No campo da reciclagem, 15% dos plásticos rígidos e filme retornam à produção brasileira como matéria-prima, o que equivale a 200 mil t/ano. Nos Estados Unidos, este número é quase cinco vezes maior.

VIDROS



O Brasil produz 800 mil t/ano de vidros para embalagens, das quais 35% são recicladas, somando 280 mil toneladas por ano. Os Estados Unidos produziram 11 milhões de toneladas em 1997, das quais reciclaram 37%, correspondendo a 4,4 milhões de toneladas. Índices de reciclagem de vidro em outros países: Alemanha (74,8%), Reino Unido (27,5%), Suíça (83,9%) e Áustria (75,5%).

LATAS DE AÇO E ALUMÍNIO



Em 1998, o Brasil atingiu o recorde nacional de reciclagem. Foram mais de 5,5 bilhões de latas recuperadas pela indústria, o que significa uma taxa de 65% sobre o total de latas de alumínios vendidas (8,5 bilhões de unidades). Os números brasileiros superam países industrializados, como Inglaterra (23%) e Itália (41%). Os Estados Unidos recuperam 66%, o que equivale a 64 bilhões de latas por ano. O Japão recicla 73%. Quanto às latas de aço, 35% das latas consumidas no Brasil são recicladas, o que equivale a cerca de 250 mil t/ano. Nos Estados Unidos, 60% das embalagens de folha de flandres retornaram à produção de aço em 1987.
Perguntas interessantes