História, perguntado por Gustavomacedo244, 8 meses atrás

-Quais eram os três pilares que sustentavam o Antigo Regime?
2.O que caracterizava essa sociedade? Como ela era dividida?
3.Em que princípio se baseava o poder absoluto do rei?
5.Qual era o papel do Brasil no Antigo Regime?
4-O que caracterizava a economia mercantilista?

Soluções para a tarefa

Respondido por auxilioeducacional
14

Resposta:  O Antigo Regime  foi o regime político e social que existiu na França do século XVIII. Sua estrutura baseava-se nos seguintes pilares:  

1. Sociedade dividida em três estados: Primeiro Estado, Segundo Estado e Terceiro Estado.

2. Monarquia absolutista.

3. Mercantilismo.

Explicação: O Primeiro Estado era formado pelo clero: bispos, padres, monges, etc. O clero  e  a nobreza  constituíam a aristocracia e tinham vários privilégios  como por exemplo - a isenção de impostos.

O Segundo Estado era constituído pela  nobreza: os nobres donos de terras e nobres que adquiriam títulos como duques, condes  - da Coroa. Assumiam cargos importantes no governo como por exemplo -  cargos militares.

O Terceiro Estado era  representado pela burguesia ,  camponeses  e trabalhadores urbanos. Esta parte da população pagava altíssimos impostos que sustentavam os privilégios do Primeiro e Segundo Estado.

Quem governava era o  rei, soberano que possuía poder estatal absoluto baseado na Teoria do Direito divino

2- A sociedade francesa era uma sociedade  estamental, isto é, a posição social do indivíduo era determinada pelo seu nascimento e origem social. O indivíduo que nascesse nobre seria sempre nobre.  O rei era o governante supremo que detinha o poder absoluto.

O clero e a nobreza eram os grupos dominantes, proprietários de terras e detentores de privilégios políticos e sociais. Tinham isenção de impostos e ainda recebiam rendimentos em cima do trabalho dos camponeses. Havia a coleta de dízimo obrigatório pela Igreja Católica.  Os nobres ocupavam cargos importantes na administração pública e recebiam títulos e pensões que eram hereditárias e vitalícias.

Os grupos desfavorecidos eram a burguesia que era formada por comerciantes, burgueses envolvidos em finanças e à manufatura, por profissionais liberais, trabalhadores urbanos e camponeses. Estes não possuíam poder político nem administrativo e pagavam pesados impostos que sustentavam o Antigo Regime.

  •  

3- O poder absoluto baseava-se na centralização do poder em um único indivíduo que era o rei ou monarca. O rei detinha o poder militar por meio da formação de seu Exército, o poder da justiça, instituía leis, exercia o poder político, administrativo e econômico através da nomeação de ministros, da administração da moeda e dos metais preciosos, da concessão de monopólios, do controle e fixação dos impostos, tarifas e preços.

         

O  poder absolutista do monarca era fundamentado na  Teoria do direito divino dos reis. Esta teoria afirmava que os reis seriam representantes de Deus na Terra e por isso, sua autoridade era sagrada. A Igreja Católica apoiava o rei e este só era limitado pelos mandamentos divinos. O Estado absolutista surgiu na época do crescimento do  Mercantilismo,  

4- A economia mercantilista iniciou-se no século XV com a expansão marítima e prevaleceu até o século XVIII. Foi adotada pelas monarquias absolutistas. Era caracterizada por um conjunto de medidas com o objetivo de enriquecimento das nações:  

  • a intervenção do Estado na economia através de monopólios comerciais e manufatureiros;
  • o protecionismo econômico: encarecimento das taxas de alfandêgas para que as mercadorias importadas fossem mais caras que as nacionais.
  • a acumulação de metais preciosos através de atividades mercantis e de explorações de colônias;
  • a preocupação em  manter a balança comercial favorável, isto é, exportar mais produtos do que importar vendendo grande parte dos produtos para as colônias exploradas.

5- O Brasil era Colônia de exploração de Portugal e  tinha o papel de fornecer metais preciosos, gêneros tropicais e matérias- primas  que interessavam à Europa e comprar os produtos manufaturados vendidos pela metrópole, no caso Portugal. Esse sistema era denominado Pacto Colonial. Portugal detinha o monopólio, isto é, o poder exclusivo sobre o comércio de produtos em solo brasileiro.

Link: https://brainly.com.br/tarefa/1762184

Link: https://brainly.com.br/tarefa/2262635

Perguntas interessantes