Quais eram os tres pilares que sustentavam D. Pedro segundo
Soluções para a tarefa
Se algum dia você já trabalhou como funcionário de uma empresa, você com certeza sabe o impacto que ter autonomia para fazer as próprias escolhas possui no seu trabalho. Não adianta, ninguém gosta de apenas receber ordens sobre como e quando deve fazer cada uma de suas tarefas. Todos gostamos de ter ao menos um pouco de autonomia para definir quais são as prioridades do nosso dia, e como utilizaremos melhor o nosso tempo.
Além disso, com autonomia conseguimos ter mais certeza sobre o quão prazeroso será nosso dia de trabalho, pois também conseguimos adicionar um pouco de variedade no nosso dia, e não apenas ficar seguindo a mesma rotina incansavelmente. Com autonomia, conseguimos utilizar muito mais do nosso potencial criativo, e inovar a maneira com que procedimentos estão sendo feitos dentro da empresa.
Eu particularmente gosto do modelo adotado pelo Gustavo Caetano, chefe executivo da Samba Tech, que oferece a todos os seus funcionários a autonomia de inovarem em procedimentos, mesmo que para isso precisem cometer erros. Gustavo encoraja que seus funcionários a procurem otimizar os processos da empresa, e oferece a todos a chance de cometerem erros durante esse processo. Os funcionários não devem repetir seus erros, mas todos possuem a autonomia de errar ao menos uma vez sempre que estão tentando inovar algum procedimento.
Portanto, se seus funcionários estão cometendo erros, isso não significa necessariamente que algo ruim está acontecendo. Talvez eles estejam apenas tentando melhorar o funcionamento da empresa. Ainda assim, assegure-se que esses erros não poderão ser repetidos, pois isso sim pode levar sua empresa a falência.
– Crescimento
O segundo fator que impacta fortemente o engajamento de seus funcionários é relacionado ao crescimento pessoal e profissional que seus funcionários possuem dentro da empresa.
Me parece uma regra no universo que tudo que não está crescendo, então está morrendo. Se uma planta não está crescendo, então provavelmente ela está morrendo. Se uma estrela não está crescendo, então ela está morrendo. Se seu negócio não está crescendo, ele provavelmente está em direção à falência. Da mesma forma, se não estamos crescendo como indivíduos, não importa quanto dinheiro temos no banco, ou quantos amigos nós temos, pois internamente estamos morrendo.
Dessa forma, todas as vezes que seu funcionário sentir que você está investindo em seu crescimento, seja através da expansão da sua rede de contatos, ou através de cursos e palestras pagos pela empresa, ou através de promoções para bons funcionários, ele tenderá a se manter mais engajado com seu trabalho, pois sabe que seu trabalho está sendo recompensado.
– Contribuição
Por último, para que um funcionário se sinta engajado com seu trabalho, ele também precisa sentir que está contribuindo para algo maior dentro da empresa. Para que o funcionário se motive, ele precisa conseguir ver a importância e o impacto do seu trabalho na empresa como um todo.
Você sabe, todos nós somos direcionados por um propósito de vida. Todos nós consciente ou inconscientemente queremos deixar nossa marca no mundo. Não queremos passar despercebidos e sermos esquecidos assim que morrermos. Por esse motivo, todos temos um propósito de vida, algo que nos compele a fazer algo importante e, de alguma forma, único no mundo.
Dessa forma, existe maneira melhor de deixarmos nossa marca que contribuindo para algo maior que nós mesmos? Existe algo mais gratificante que saber que estamos impactando positivamente a vida de outras pessoas e fazendo do mundo um lugar melhor de se viver?
Não adianta, se um funcionário não sente que está contribuindo através do seu trabalho, ele terá grandes dificuldades em se sentir realizado, e consequentemente não permanecerá engajado com a missão e valores da empresa onde trabalha.